Sociedade

Autocarros mantêm preço de 50 kwanzas

A equipa de reportagem do Jornal de Angola, constatou, numa ronda, que até ontem, a maioria dos transportes públicos, pertencentes a Empresa de Transporte Colectivo Urbano de Luanda (TCUL), Voltas e Macon, estavam a cobrar 50 kwanzas pela corrida, apesar do aumento do preço dos transportes públicos e privados.

17/05/2024  Última atualização 12H20
Algumas operadoras vão manter o preço até segunda-feira © Fotografia por: joão gomes | edições novembro

Euclénio Elísio, cobrador da TCUL, disse que apesar da nova tarifa dos transportes, de 150 kwanzas para os transportes públicos e 200 para os táxis colectivos, a TCUL não tinha dado orientações aos trabalhadores para a implementação. "Continuamos a cobrar 50 kwanzas, porque ainda não recebemos ordens superiores", frisou.

Guilherme Hossi, funcionário da MACON, disse que continuam a cobrar 50 kwanzas e não sabe quando vão implementar o novo preço.

A passageira Maria António disse que está surpreendida com a subida do preço dos autocarros públicos. "Cento e 50 é muito alto. Esperava apenas uma subida de 50 kwanzas”, disse.

Na paragem de táxis dos Congolenses, os taxistas cobraram 200 kwanzas para cada rota, justificando a entrada em vigor do decreto.

A passageira Filomena Manuel afirmou que pagou 200 kwanzas de Viana até aos Congolenses. "Os taxistas garantiram que este é o preço oficial de cada corrida”, adiantou, acrescentando que apesar de ser bastante dispendioso para ela não tem outra alternativa. "É muito alto”, lamentou.

Rosalina Express

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da frota de transportes Rosalina Express, Edgar Oseas, revelou, ontem, em Luanda, que os preços da passagem vão sofrer uma alteração em detrimento da nova tabela, a partir de segunda-feira, dia 20.

A rede Express, explicou, vai fazer alteração nos preços das três linhas, que saem do Largo das Escolas com destino a Viana, Kilamba e Zango, de 100 kwanzas. "A partir de segunda-feira, a corrida vai custar 500 kwanzas, do Largo das Escolas até Viana, 800 até ao Kilamba e 700 até ao Zango”.

A alteração, adiantou, também vai ocorrer na frota de autocarros Voltas, que faz o troço Belas e Viana. A corrida, esclareceu, vai passar de 50 para 150 kwanzas, a partir de segunda-feira. "A única rota que vai manter o preço é o serviço Voltas, na rota Largo das Escolas-Mutamba e Viana-Zango, que permanecerá nos 200 kwanzas”, adiantou.

De acordo com Edgar Oseas, a empresa decidiu aumentar o preço para 100 kwanzas, a fim de continuar a garantir um serviço de qualidade aos clientes. "Antes da decisão foi feita uma análise dos custos e das condições oferecidas aos utentes, incluindo a manutenção dos carros”.

Yara Manuel e Quissanga Quindai

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade