Economia

Banca concede 3,4 mil milhões de kwanzas para a agricultura

Joaquim Suami

Jornalista

Os bancos comerciais, entre 2019 e 2024, já concederam 3,4 mil milhões de kwanzas para financiar um total de 62 projectos de agronégócio, no quadro do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial de Angola (PDAC).

28/04/2024  Última atualização 11H15
Maria José, directora Comercial do Fundo de Garantia de Crédito © Fotografia por: DR

Os números foram anunciados pela a directora comercial do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

Márcia José falou à imprensa, após a abertura do 2.º Módulo do Seminário sobre a Formação de Avaliação de Projectos de Investimento no Agronegócio.

A directora comercial do FGC apontou que os projectos desembolsados desde 2019 foram implementados, numa primeira fase, nos corredores das províncias do Bié, Cuanza--Norte, Cuanza-Sul, Malanje, Huambo e Huíla, no âmbito de uma política de fomento e dinamização da produção agrícola nacional.

A gestora acrescentou que os projectos de agronegócio desembolsados tiveram uma garantia de crédito do Fundo de Garantia de Crédito, avaliados em 1,1 mil milhões de kwanzas.

O PDAC, que teve início em 2019, conta com o apoio financeiro do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O projecto visa aumentar a produtividade e melhorar o acesso dos agricultores ao mercado. Visa, igualmente, fortalecer a produção e comercialização, desenvolvimento de infra-estruturas, reforço institucional e melhoria do ambiente de negócios.

O seminário foi aberto na última quinta-feira e vai até 10 de Maio. Está a ser promovido pelo PDAC, em parceria com o Banco Mundial e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O evento visa capacitar os gestores bancários, colaboradores do PDAC e do FGC, no domínio do agronegócio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia