Mundo

Banco central chinês financia projectos de alta tecnologia

O Banco Popular da China anunciou, segunda-feira, um programa de empréstimos no valor de 500 mil milhões de yuan (63,8 mil milhões de euros) para "inovação científica" e "transformação tecnológica".

09/04/2024  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

Estes valores, distribuídos por 21 bancos diferentes, terão uma taxa de juros de 1,75% e duração de um ano, prorrogável até duas vezes pelo mesmo período, especificou a instituição num comunicado publicado no portal oficial.

O objectivo do programa é ajudar as pequenas e médias empresas do sector tecnológico nas fases iniciais e de crescimento, apoiando projectos de "alto nível" em digitalização ou inteligência artificial, transformação tecnológica verde ou planos de renovação de maquinaria.

A iniciativa do banco central insere-se no "plano de renovação" anunciado pelas autoridades em Março, avaliado em cerca de 700 mil milhões de dólares (646 mil milhões de euros), com o qual Pequim pretende impulsionar o consumo através da renovação de maquinaria ou da entrega de bens de consumo - por exemplo, electrodomésticos - como parte do pagamento para adquirir novos equipamentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo