Desporto

Basquetebol: Petro de Luanda revalida título e conquista o Penta

Juscelino da Silva

Jornalista

A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda conquistou, sábado, o penta-Campeonato Nacional, décimo sétimo título do seu palmarés, ao derrotar o Interclube por 81-67, na final dos playoffs, da 46ª edição da maior competição da bola ao cesto, partida disputada no Pavilhão Principal da Cidadela.

12/05/2024  Última atualização 09H09
Campeão nacional conquista o décimo sétimo troféu e fica a três de igualar o seu arqui-rival na galeria dos vencedores da maior competição da bola ao cesto © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Com prestação notável do  base Childe Dundão, a equipa às ordens do técnico espanhol Sérgio Valdeolmillos, entrou na quadra com o objectivo de evitar o quinto jogo.

O Petro de Luanda apresentou uma equipa compacta, forte a defender e eficaz no ataque. A vitória no primeiro quarto por 17-07, foi a prova clara da postura tricolor.

Os forasteiros bem apoiados pela sua massa associativa, regressaram mais aguerridos e com várias mexidas no xadrez abriram uma vantagem no placar de 13 pontos 24-37, resultado que as duas formações levaram para os balneários.

As duas equipas regressaram do intervalo com objectivos distintos. Os polícias tentavam encontrar mecanismo para anular a atitude ofensiva do adversário, enquanto os tricolores não davam margem aos donos da casa e criaram dores de cabeça a equipa orientada por Apolinário Paquete.

Fruto do bom desempenho na partida o Petro de Luanda voltou a fugir no resultado 41-54, e venceu com uma vantagem de 13 pontos. Nesta altura o jogo ofensivo era comandado pelo extremo Glofate Buiamba.

No quarto e último quarto, Apolinário Paquete conversou com a rapaziada, motivou o grupo e fez acreditar que seria possível reverter o resultado. Os jogadores acataram as orientações, puxaram dos galões e foram em busca do resultado.

Nesta altura, o base Hermenegildo Santos era o tocador do piano e com chuvas de triplos, o internacional angolano jogou e os polícias pela primeira vez conseguiram impor ordem na quadra.

Sérgio Valdeolmillos apercebendo-se do crescimento do adversário solicitou um desconto de tempo e lançou para quadra as suas melhores unidades.

Os visitantes voltaram a assumir o comando do jogo com triplos seguidos do extremo/base Gerson Gonçalves "Lukey", deixando os donos da casa sem soluções ofensivas e defensivas.

O extremo/poste Jonatão Jungo e o base Hermenegildo Santos, tentaram remar contra a maré, mas sem sucesso ante a muralha defensiva muito bem arrumada do adversário.

O Petro de Luanda fixou o resultado final em 81-67 e revalidou assim o título de campeão nacional.

Childe Dundão com 22 pontos foi o cestinha da partida seguido por Gerson Gonçalves "Lukeny" com 12. No Interclube Hermenegildo Santos foi o mais inconformado terminando o jogo com 15 pontos.


Reacções Hélder Domingos  (Adj. Interclube)

"O adversário foi mais forte”

O técnico-adjunto do Interclube, Hélder Domingos "Zé Dião", disse no final do jogo, que o Petro de Luanda foi mais forte em todos os sectores, facto que permitiu conquistar o Campeonato Nacional.

"Parabéns ao Petro de Luanda, pois foi um justo vencedor. Felicito aos meus jogadores, pelo facto de terem sido incansáveis. sabíamos que seria um jogo complicado porque o adversário é mais forte e tem jogadores com qualidades, mas fomos capazes de ir em busca do resultado e conseguimos reduzir cerca de vinte pontos de desvantagem.

O número dois da equipa técnica dos polícias não deixou de felicitar os seus jogadores pelo esforço empreendido: " Dignificamos o espectáculo, mas contra facto, não há argumentos. Vamos continuar a trabalhar".


Sérgio Valdeolmillo (Petro de Luanda)

"Os jogadores foram fantásticos”

Sérgio Valdeolmillos, treinador do Petro de Luanda, reconheceu que os seus atletas foram fantásticos e souberam interiorizar as orientações.

"Os meus atletas foram fantásticos. É sempre bom começar a ganhar títulos. Foi uma missão árdua, tivemos que nos impor porque do outro lado estava um adversário forte e que vendeu caro a derrota", destacou.

O espanhol assegurou que o Interclube soube valorizar a final do campeonato e obrigando o Petro a redobrar as estratégias para vencer a final. "Parabéns ao adversário por ter dignificado os play off. Vamos descansar e começar a projectar a fase final da Basketball Africa League (BAL)".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto