Política

Bengo quer mostrar os projectos e desafios para o desenvolvimento

A governadora da província do Bengo vai apresentar, hoje, ao Presidente da República, o estado de desenvolvimento económico e social local, com realce para os projectos ligados à Saúde, Educação e vias de comunicação. Maria Nelumba garantiu que há projectos, de índole económico, que fazem o Bengo renascer como uma grande potência” e outros com impacto no bem-estar social das comunidades. Além do encontro com os membros do Governo da província, o Presidente João Lourenço vai visitar uma feira agro-industrial e inaugurar a centralidade da Bucula, com 400 apartamentos, e o Hospital Geral do Bengo. Maria Nelumba disse que os munícipes estão “expectantes para fazer uma grande recepção ao Presidente da República”.

06/11/2023  Última atualização 06H59
© Fotografia por: DR

A nova Centralidade do Bucula vai ser baptizada com o nome de uma das heroínas da terra, Teresa Afonso Gomes, e o novo Hospital Geral do Bengo vai homenagear o nacionalista angolano Reverendo Guilherme Pereira Inglês.

Numa primeira fase, vão ser entregues, na nova centralidade, mil residências de tipologia T3, lojas, escolas primárias, secundárias, jardins de infância, um posto da Polícia Nacional, bem como um posto médico totalmente equipado.

Quanto ao Hospital, terá capacidade para 200 camas e como novidade está o facto de, pela primeira vez, a província do Bengo contar com serviços de hemodiálise a funcionar na referida unidade hospitalar, além dos serviços de Medicina Geral, Pediatria, Cirurgia, e tantos outros, considerados essenciais nos cuidados médicos.

O novo Hospital vai contar, ainda, com 15 clínicas distribuídas em 24 blocos, várias valências que incluem um centro de investigação científica e de formação especializada dos técnicos.

Construído num espaço de 45 mil hectares, a nova infra-estrutura custou aos cofres do Estado mais de 60,1 milhões de dólares.

Esta é a segunda centralidade que a província do Bengo dispõe, depois da do Capari.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política