Economia

Benguela acolhe fórum de investimento regional

A Câmara de Fomento Empresarial (CAFE) promove, de 24 a 26, na província de Benguela, um Fórum Internacional para Investimento na região Centro e Sul do país, no âmbito do Corredor do Lobito.

20/04/2024  Última atualização 10H26
Cidade de Benguela vai discutir desenvolvimento económico © Fotografia por: DR
De acordo com uma nota da organização citada pela Angop, ontem, vão ser apresentadas oportunidades de negócios para a região Centro e Sul do país, nos domínios da Agricultura, Indústria, Transportes, Logística e Mineração.

Consta dos objectivos, o incentivo de parcerias entre as empresas nacionais e estrangeiras para investimento na região, bem como promover encontros de socialização para parcerias de investimentos com a governação local.

Prevê-se também facilitar a intenção entre os investidores e representantes ministeriais de alto nível, para cada área de negócio.

Na ocasião, haverá uma exposição de produtos nacionais e fornecedores.

A Agência de Desenvolvimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) vai debruçar-se sobre os procedimentos e incentivos para investimentos no país, enquanto que a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) vai explicar sobre os critérios de certificação e legalização de cargas e logística para a exportação em Angola, lê-se no documento.

A Câmara de Fomento Empresarial é uma instituição de direito angolana, sem fins lucrativos, e está sedeada em Benguela.

O Corredor do Lobito atravessa a África Austral e afirma-se como um dos principais eixos de circulação de matérias-primas, produtos e mercadorias, não apenas dentro dos próprios países, mas sobretudo devido à conexão que estabelece com o mercado mundial.

O Porto do Lobito assegura uma elevada percentagem do volume do comércio internacional na sub-região.

Já o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), que liga o Porto do Lobito, inicia na província de Benguela, passando pelo Huambo, Bié e o Moxico, na localidade do Luau, onde se articula com a rede ferroviária da União Africana.

De entre os tráfegos vocacionados do CFB, como os relacionados com o transporte de contentores, combustíveis, materiais de construção, entre outros, destaca-se como potencialidade mais expressiva, o de minérios, pro-veniente da República Democrática do Congo, na região de Katanga, e da Zâmbia, em Copperbelt.

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