Regiões

Bié: Fazenda "Vinevala" prevê colher duas mil toneladas de trigo este ano

Xavier António

Jornalista

A fazenda "Vinevala", no município do Chinguar, no Bié, prevê colher este ano, duas mil toneladas de trigo, numa extensão de mil hectares, segundo fez saber o responsável, Alfeu Vinevala.

22/05/2021  Última atualização 15H22
© Fotografia por: DR

O responsável falava neste sábado (22), durante o acto de início da colheita de trigo, testemunhado pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, governador do Bié, Pereira Alfredo, representantes indústriais, bem como da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelaria de Angola (AIPPA).

O agricultor daquele projecto agrícola revelou também que a fazenda tem uma máquina com capacidade para colher até 15 toneladas de trigo por dia.

Na ocasião, o ministro Victor Fernandes mostrou-se satisfeito em testemunhar a colheita de uma comodite muito procurada pela indústria transformadora do trigo que impacta directamente na produção do pão.

"Constatamos que produção do trigo pode ser lançada. A nossa meta é que num futuro breve se consiga fazer uma produção total deste grão para sustentar as indústrias de transformação deste produto em farinha de trigo", sublinhou o ministro.

Na visão de Victor Fernandes, se se alocar 30 por cento da necessidade do trigo para a produção agrícola, haverá um circuito comercial interno a funcionar e os agricultores poderão alcançar boas safras.

"Se aumentarmos a produção na matéria-prima teremos condições de sugerir aos industriais que se implantem em pólos para que as suas industrias possam funcionar. E se tiverem todos a cadeia funciona", realçou o ministro da Indústria e Comércio.

Executivo garante apoio

Por seu turno, o governante do Bié, Pereira Alfredo, garantiu que o Executivo vai continuar apoiar todos os agricultores, quer os de grande escala como aqueles que se dedicam à agricultura familiar.

Com este projecto da fazenda Vinevala, disse, a cadeia nacional produtiva ganha mais força mas  o engajamento de todos. "É louvável assinalar que a semente que foi lançada à terra começa agora a produzir frutos", enfatizou.

Pereira Alfredo assegurou que aposta neste segmento vai continuar para que Bié reconquiste a posição de um dos celeiros de produção de trigo país.

"Além desta iniciativa temos vindo assistir outras do género onde temos a obrigação de prestar todo apoio institucional rumo à diversificação da nossa economia", afirmou o governante.

Para o governador provincial, Bié tem todas as  condições climáticas, água e terras aráveis, acrescentando que a missão é mobilizar apoios para aqueles que têm vontade e fazem da terra o seu dia-a-dia. "O principal diamante do Bié é a terra e água", concluiu.





Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões