Mundo

Britânicos manifestam-se contra o racismo no Reino Unido

JA Online

Milhares de pessoas participaram, hoje, em manifestações contra o racismo em todo o Reino Unido.

10/08/2024  Última atualização 18H30
Britânicos manifestam-se contra o racismo no Reino Unido © Fotografia por: Direito Reservado

Os manifestantes saíram  à rua, em muitas cidades, para denunciar a recente violência xenófoba e islamófoba em resposta aos motins impulsionados pela extrema-direita que agitaram o país durante uma semana.

A maior manifestação reuniu vários milhares de pessoas em Belfast, a capital da Irlanda do Norte, onde a polícia denunciou vários actos descritos como racistas esta semana.

Em Londres, cerca de um milhão de pessoas concentraram-se em frente à sede do partido anti-imigração e antissistema Reform UK, de Nigel Farage, com cartazes onde se lia "não ao racismo, não ao ódio”, sem incidentes, avançou a Lusa.

A violência, que tem como alvo mesquitas e albergues para migrantes, eclodiu na sequência do ataque com faca que custou a vida a três raparigas, incluindo uma portuguesa, a 29 de julho, em Southport (noroeste de Inglaterra).

A polícia deteve o suspeito, de 17 anos, sobre quem circulavam rumores nas redes sociais, mais tarde desmentidos, de que seria um requerente de asilo ou um imigrante muçulmano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo