Economia

Caála vê indústria como Pólo de Desenvolvimento

Justino Victorino | Huambo

Jornalista

O município da Caála, na província do Huambo, deve assumir o estatuto de Pólo de Desenvolvimento Industrial, por ter espaço e oferecer condições para garantir o crescimento do sector.

14/08/2024  Última atualização 08H19
Potencial existente nas fábricas deve ser maximizado com a melhoria das infra-estruturas © Fotografia por: DR

A afirmação é do governador provincial do Huambo.

Pereira Alfredo referiu que, para se manter essa posição, é preciso trabalhar muito, para o relançamento e revitalização das indústrias transformadoras da zona, que vão contar com o apoio da classe camponesa da região e não só.

O governador, no encontro com os agricultores e homens de negócios, na recente visita de trabalho à vila da Caála, afirmou que o Pólo Industrial da Caála só tem em funcionamento quatro unidades fabris, e carece de mais infra-estruturas, para que outros investidores possam encontrar as condições favoráveis.

Garantiu que o Governo da Província do Huambo, junto dos parceiros, vai continuar a fazer tudo para que o Pólo Industrial tenha as infra-estruturas necessárias para a transformação dos produtos cultivados na municipalidade e noutras partes da região do Huambo.

 
Plataforma Logística

Além da revitalização do Pólo Industrial da Caála, o governante lembrou, também, da construção para breve da Plataforma Logística da Caála, um projecto grandioso, que vai assegurar a conservação e transformação dos produtos do campo e funcionar numa combinação com o Corredor do Lobito.

Garantiu que esse projecto vai assegurar novos postos de trabalho para a juventude local e incentivar o sector empresarial a investir mais no município da Caála.

Em declaração ao Jornal de Angola, o director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Governo da Província do Huambo, Manuel Vitongue, garantiu que para relançar a indústria existem terrenos e aconselha os empresários a fazerem pedidos de acordo com as suas áreas de intervenção.

Manuel Vitongue apelou aos empresários para investirem nesta zona, onde terão como benefícios os preços bonificados no acesso aos solos, bem como facilidade no enquadramento das suas unidades ao nível de ordenamento do território.

Apontou como critério de candidaturas para esses espaços, a apresentação de  documentos como a identificação da empresa investidora, certidão de registo comercial e estatístico, certificado de liquidificação de impostos, bem como o comprovativo de registo de investimento privado.

O Pólo Industrial da Caála ocupa uma área de mil e 129 hectares e tem como objectivo específico promover o desenvolvimento e a competitividade industrial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia