Regiões

Cabinda: Licenciados são exortados a optar pelo autoemprego

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O vice-governador de Cabinda para o sector Económico exortou aos recém-licenciados do Instituto Superior Politécnico (ISPCAB) a optarem por iniciativas do autoemprego e não ficarem dependentes do Governo nem do sector privado na questão da empregabilidade.

12/05/2024  Última atualização 10H21
Província de Cabinta conta com mais técnicos superiores © Fotografia por: DR

Macário Lembe, que falava, sexta-feira, durante a cerimónia de outorga de diplomas, no Pavilhão Multiuso do Mbaca, na cidade Cabinda, acrescentou que o Executivo angolano tem as condições criadas para financiar projectos autónomos, desde que estejam devidamente estruturados.

Para tal, reforçou, os bancos comerciais têm estado a jogar um papel importante, através do fundo bonificado destinado a financiar iniciativas que geram empregos no país.

Durante a cerimónia, foram entregues diplomas a 79 licenciados, entre os quais dois formados em Arquitectura e Urbanismo, 29 em Enfermagem, 18 em Gestão e Contabilidade, 14 em Engenharia Informática e 17 em Relações Internacionais.

O director-geral do Instituto Superior Politécnico de Cabinda, José Manuel Brás, destacou, sobretudo, a participação das mulheres na formação académica, por entender que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade.

O docente acrescentou que as mulheres em Angola, particularmente em Cabinda, têm um papel vital na comunidade, desde o lar até ao mercado de trabalho. "É importante que comecemos a valorizar as suas contribuições no desenvolvimento social, económico e cultural do país”.

Ivanilde Ramos, uma das finalistas, contou que não foi fácil a caminhada e não via o tempo de chegar o dia de receber o diploma. A fase mais difícil da carreira estudantil, afirmou, foram os primeiros dois anos, em que pensou várias vezes em desistir.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões