Economia

Cacuaco vai ter um centro comercial de grande dimensão

Avelino Umba|

As obras de construção do empreendimento comercial Nova Era Centro Comercial, cuja primeira pedra foi lançada há cerca de dois meses, decorrem a bom ritmo, apesar dos constrangimentos criados pelas enxurradas que se abateram sobre Luanda, a capital do país, segundo o presidente do Conselho de Administração (PCA) do grupo chinês African Sunrise Invest, Jack Huang.

09/05/2023  Última atualização 08H10
Cacuaco vai ter um centro comercial de grande dimensão © Fotografia por: DR

O gestor, que falava em jeito de balanço sobre possíveis estragos causados pelas chuvas, em função da tipologia das terras onde está a ser erguida a referida infra-estrutura, explicou que os trabalhos de construção no município de Cacuaco, cujos custos rondam os 200 milhões de dólares norte-americanos, encontram-se centrados na conclusão da primeira fase, que compreende uma área de 120 mil metros quadrados de escavação de solos, para posterior revestimento (compactação) com solos emprestados.

De acordo com o responsável, o Nova Era Centro Comercial será o terceiro imobiliário comercial de grande escala investido pelo grupo African Sunrise Investiment em Angola, depois da cidade da China e Kikolo Shopping, pelo que todos os pormenores da sua construção estão a merecer o seu acompanhamento.

Jack Huang disse que quando terminar, o projecto vai criar vários postos de trabalho a jovens e ajudar a tirar muitos deles do mundo da criminalidade, pois serão empregados em várias áreas que vão surgir com o centro comercial, podendo de lá tirar muitos proveitos.

O PCA da African Sunrise Invest prometeu que a empresa vai, a curto e médio prazos, contribuir para o  desenvolvimento económico e social de Angola, que é um dos maiores propósitos dos investidores.

No que toca a alguns aspectos técnicos do empreendimento, Jack Huang disse que o planeamento do design científico assume a criação de um complexo comercial de grande escala, com um credível ambiente de negócios e à imagem da cidade de Luanda, propiciando aos clientes uma oportunidade melhor de compra e venda. 

Estima-se que 10 a 15.000 empregos directos e mais de 20.000 indirectos serão criados com os serviços de comércio, que vão contribuir muito para as receitas do Estado angolano, e os seus produtos serão distribuídos numa primeira fase para as demais províncias do país.

Jack Huang garante ainda que o Nova Era Comercial vai impulsionar a agricultura e a indústria, e estabelecer uma base sólida do desenvolvimento da indústria transformadora, com vista a promover o desenvolvimento económico sustentável e, a partir de Luanda, distribuir os seus produtos aos países vizinhos.

 

Requalificação

O PCA do grupo African Sunrise Invest, Jack Huang, enalteceu os apoios institucionais até aqui recebidos da Administração Municipal de Cacuaco, do Governo Provincial de Luanda e do Ministério da Indústria e Comércio, considerando-os "dignos de realce”, tendo destacado que gestos como esses são gratificantes, e espera que mais apoio surja das entidades públicas nos seus projectos, para juntos caminharem rumo ao desenvolvimento deste país.

No entanto, Jack Huang disse que a sua empresa poderá, igualmente, investir na requalificação dos mercados informais dos bairros dos municípios de Luanda nos próximos tempos, com vista a dotá-los de melhor ambiente de trabalho e dar melhores oportunidades de negócio aos angolanos, com destaque para a juventude.

Já a directora dos Recursos Humanos da referida empresa, Fernanda dos Santos, considerou flexível a empregabilidade para os jovens naquela empresa, independentemente das áreas em que cada um concorre.

Referiu que a empresa tem dado muitas oportunidades aos jovens angolanos, mas algumas áreas exigem o domínio de línguas estrangeiras, sobretudo para os concorrentes às vagas de responsabilidade, como advogados, contabilistas, arquitectos, isto é, só para citar esses.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia