Sociedade

Campanha de vacinação começa hoje no Chitato

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Lunda-Norte começa hoje no município do Chitato, prevendo-se imunizar 11.323 pessoas. Profissionais da Saúde, professores e efectivos das Forças de Defesa e Segurança fazem parte do grupo alvo.

12/04/2021  Última atualização 10H03
© Fotografia por: DR
O posto de vacinação foi criado na Escola do Magistério Primário 11 de Novembro do Chitato onde estão criadas as condições para o arranque da campanha. Para o êxito da campanha, que vai durar dez  dias, a província recebeu do Ministério da Saúde 11.600 doses da vacina AstraZeneca.Além de condições técnicas  e materiais, estão mobilizadas todas as equipas directamente envolvidas na actividade.

Para tal, a Comissão  Provincial Multissectorial de Resposta e Combate à Pandemia da Covid-19 e parceiros  criaram seis subcomissões de serviço. As equipas são compostas por vacinadores, preparadores, logística, fármaco-vigilantes, segurança e comunicação. Os grupos integram ainda médicos, enfermeiros do sector público e privado, efectivos de Protecção Civil e Bombeiros e da Polícia Nacional  que participaram numa formação sobre vacinação contra a Covid-19.

No posto estão instaladas as áreas de pré-registo com 80 cadeiras, 20 postos de vacina e de observação, esta última reservada para detectar eventuais sintomas adversos à vacina. A área de observação será assegurada por técnicos de fármaco-vigilância e, para o efeito, uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica ( INEMA)  está preparada com serviços de  primeiros socorros e evacuações, tendo o hospital municipal do Chitato como a primeira opção caso haja esta necessidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade