Desporto

CAN para Amputados: Angola faz estreia hoje diante da Serra Leoa

Adilson Francisco

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol para amputados estreia-se hoje, às 19h00, no Estádio Petro Sport, diante da Serra Leoa, em jogo da primeira jornada do Grupo D do Campeonato Africano das Nações a disputar-se na cidade de Cairo, Egipto.

19/05/2024  Última atualização 08H37
Competências dos vice-campeões mundiais testadas no primeiro jogo da prova continental © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Depois de se sagrar vice-campeão no Mundial da Turquia, em que os atletas passearam toda a classe, o combinado nacional tem a obrigação de justificar frente à Serra Leoa a força colectiva e a solidez competitiva para garantir a corrida à fase final.

Um triunfo por números expressivos, na melhor das hipóteses, é o que se orienta aos pupilos sob a batuta de Augusto Baptista "Cheto”, no primeiro embate, de forma a encurtar o acesso à próxima fase.

Após o estágio pré-competitivo na Turquia, o conjunto angolano está confiante e motivado com o propósito de contrariar as investidas da Serra Leoa, que não se afigura uma pêra doce, capaz de olhar impávida e serena as iniciativas de ataque de Angola,  sem dar uma pronta-resposta aos intentos.

Com rigor e determinação, aliada à disciplina táctica e à consistência redobrada, Angola dispõe de um esquadrão com todos os ingredientes para chamar a si as responsabilidades do jogo e fazer face a qualquer adversário.

O conjunto nacional, com certeza, vai projectar, para este importante duelo, uma exibição ao melhor nível e, assim, alimentar as expectativas dos angolanos com bom resultado. Com mais andanças nas competições internas e externas, a balança pende do lado dos campeões do CAN de 2019, com 80 por cento de probabilidade de vencer contra 20 por cento da Serra Leoa, pois no cômputo de três confrontos entre ambos contendores, Angola nunca perdeu.

É ponto assente que o favoritismo sopra do lado de Angola. Contudo, o conjunto nacional deve dominar a presa com golos capazes de dar tranquilidade para ,justificar o favoritismo e não ver a pretensão ofuscada ante um conjunto ávido de, também inscrever o nome no mosaico desportivo continental.

Para que os três primeiros pontos entrem na bagagem, o seleccionador Augusto Baptista "Cheto” arquitectou uma estratégia que visa anular o desempenho das principais unidades da Serra Leoa com o intuito de a coartar da possibilidade de fazer fluir o seu futebol pelos extremos e pelos médios; as principais vias de acesso à baliza de Sebastião Canjuluka vão estar fechadas.

Com vista a limpar a imagem apresentada no CAN de 2021 da Tanzânia, em que não ficou além do terceiro lugar, o "sete" nacional antevê jogar com pressão alta do primeiro ao último minuto, assumindo as rédeas do desafio e fustigar a zona mais recuada da Serra Leoa.

A dúvida prende-se tão somente como o colectivo nacional vai reagir ao primeiro teste, que exige mais argumentos, pois o oponente pode criar surpresa e complicar a marcha de Angola rumo à qualificação à próxima fase.

 
Sete provável:

O seleccionador Augusto Baptista "Cheto” pode alinhar no início os atletas Sebastião Canjuluka (guarda-redes), Paciência Félix, Manuel Lingate (defesas), Laurindo Lukamba, Lucas Fungula, Catarino de Carvalho (médios) e José Candeeiro (avançado).


 
TREINADOR AUGUSTO BAPTISTA "CHETO”

"Angola dará o máximo para conquistar os três pontos”

O seleccionador nacional, Augusto Baptista "Cheto”, antevê o jogo de hoje frente a Serra Leoa com grau de dificuldade, pelo facto do encontro ser o primeiro da quinta edição do Campeonato Africano das Nações a acontecer no Egipto.

"Será um desafio difícil e complicado por ser o primeiro jogo da fase de grupo. Os desafios de estreia obrigam maior concentração e entrosamento das equipas. Contudo, o conjunto vai dar o máximo de si para conquistar os três primeiros pontos”, prometeu.

O técnico procedeu à avaliação do estado actual do adversário: "A Serra Leoa cresceu bastante, quer a nível técnico quer táctico e pode criar-nos dificuldades ao longo do jogo e roubar-nos pontos, embora nunca tenhamos perdido nos três jogos disputados com o adversário”.

Cheto afiançou que possui um conjunto coeso e forte longe de qualquer contrariedade.

"Fizemos estágio durante um mês na Turquia e efectuámos jogos com equipas daquele país que são as melhores da Europa. Com isso, conseguimos detectar os erros e aprimorar a equipa para a competição. Até agora, nenhum atleta mostrou condicionamento físico”, teceu.

Angola defronta a Tanzânia no dia 21, em jogo da segunda jornada do Grupo D.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto