Cultura

Canal “Kanuca TV” é fenómeno de entretenimento infantil no país

Francisco Pedro | Lubango

Jornalista

Kanuca TV é o primeiro canal de televisão infantil criado em Angola, uma iniciativa privada, sendo fonte inesgotável de entretenimento (música, dança, filmes) e educação, que inspira crianças, jovens e adultos em todo o país.

15/05/2024  Última atualização 11H21
Os conteúdos do canal são na sua maioria criados e produzidos em Angola, que através da plataforma Zap chegam a Moçambique © Fotografia por: DR

O canal tem como slogan "Kanuca TV é Nossa, é Angolana, é Africana! Kanuca TV kuia bué”, e é visto, também, em Moçambique, através da plataforma ZAP, e noutros países do mundo por meio das redes sociais.

Desde o lançamento, em Agosto de 2023, dispõe de uma programação diversificada, que inclui desenhos animados, séries, programas de educação moral e cívica, actividades interactivas, entre outras.

O canal oferece uma variedade de conteúdos enriquecedores, desde programas premiados até aventuras que estimulam a imaginação, proporcionando a aprendizagem e a diversão para crianças e adolescentes, além de adultos de vários estratos sociais.

Em menos de um ano de existência, o canal tem sido reconhecido e referenciado pela qualidade dos seus conteúdos, facto que, em cinco meses de existência, o levou a conquistar o Troféu de Cultura e Artes da 16ª edição do "Angola 35 Graus”.

Depois de sete meses de emissão, na primeira edição do Projecto Escolha do Consumidor em Angola, a Kanuca TV sagrou-se vencedora na categoria de Canal Infantil, sinónimo de que é o mais preferido canal das crianças angolanas.

Outras apostas são as séries com conteúdos educativos, designadamente "Já Sei”, "Vamos Aprender”, "Palavras que Rimam”, "Contas da Kanuca” e "Como se Diz”, cujas mensagens apresentam uma componente didáctica direccionada não só para crianças e adolescentes, mas também aos encarregados de educação, educadores de infância (creches) e professores do ensino geral.

"Isso demonstra o forte compromisso que temos em ser parceiros de confiança para pais e educadores”, advoga a direcção do canal, revelando que a meta é construir na sociedade as bases para um futuro ético e solidário desde muito cedo.

Os programas são elaborados com o objectivo de, além de entretenimento, introduzir e reforçar valores morais no seio das famílias, tais como respeito, bondade, solidariedade e honestidade. Para o alcance desses objectivos, os conteúdos congregam histórias bíblicas, de personagens cativantes, demonstrando às crianças a importância de fazer escolhas certas, contribuindo assim para uma convivência melhor nas relações interpessoais, tanto no seio familiar quanto na vizinhança ou na escola.

As séries de entretenimento "Bantu”, "As Aventuras da Kanuca” e "Nico Sabichão” completam a aposta do canal, sendo actualmente o preferido entre os programas infantis de produção nacional. 

 
Internacionalização do Canal

Os conteúdos da Kanuca TV são, na sua maioria, criados e produzidos em Angola. Através da plataforma ZAP chega a Moçambique e, brevemente, vai estar disponível para os telespectadores das ilhas de Cabo Verde.

Portugal é o terceiro país com maiores seguidores ou visualizações dos conteúdos da Kanuca TV, por meio das redes sociais. A aceitação a nível internacional é inquestionável, de acordo com a direcção do canal.


Passatempo mais preferido de crianças e adolescentes

A arte de dançar é tão universal, quanto o de escutar música, aliás, uma depende da outra. Este ano, o canal lançou o "Unitel Desafio Toques da Kanuca”, um dos passatempos preferidos dos petizes sobre dança infantil, tido como um dos conteúdos de grande sucesso, muita diversão e emoção.

Aberto para as crianças e adolescentes das 18 províncias do país, o concurso prima pela inovação, tendo recebido até agora mais de 12 mil candidatos, cujas inscrições foram apresentadas por vídeos dos concorrentes a dançar.

"O número de concorrentes não pára de aumentar, neste concurso em que as crianças de todo o país têm demonstrado movimentos de dança únicos e criativos”, realça Angélica Costa, da direcção-geral do canal.

Outra novidade é o "Show da Kanuca”, que tem sido um fenómeno, arrastando milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, quer em Luanda, quer no interior do país.

"Show da Kanuca” é singular porque, na óptica da direcção, as músicas originais, as letras divertidas, melodias envolventes e as coreografias contagiantes "têm conquistado pais e filhos”, afirmou Angélica Costa.

Em Dezembro do ano passado, o "Show da Kanuca” realizou a primeira edição na cidade do Lobito, província de Benguela, onde teve duas sessões totalmente esgotadas. Depois, foi a vez da capital do país, Luanda, acolher o espectáculo, com a adesão de mais de 10 mil espectadores.

Em Fevereiro, cerca de seis mil aderiram à festa do Carnaval organizada pelo canal, e no mês seguinte, em Março, a cidade de Moçâmedes acolheu o "Show da Kanuca”, em que aderiram mais de 50 mil pessoas, no decorrer das Festas do Mar, organizada anualmente pelo Governo Provincial do Namibe.

Hoje, quer o "Show da Kanuca”, quer os programas de TV constituem um ponto de encontro virtual e de interacção entre as famílias

angolanas e não só, pois os conteúdos são emitidos, também, nas principais plataformas digitais, como Facebook, Tik Tok, Instagram, Twitter e You Tube, através do site "www.youtube.com.kanucatv”.

Os seguidores atingiram níveis elevadíssimos (recordes), segundo a direcção do canal, sublinhando que são milhares de visualizações, "likes”, comentários e partilhas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura