Desporto

Carlos Viver avalia adversários do grupo

Silva Cacuti

Jornalista

Perto de fazer estreia nas lides competitivas africanas, Carlos Viver sente frio na barriga, próprio da ansiedade de quem deseja corresponder à expectativa de um país dominador do andebol a nível continental.

04/03/2024  Última atualização 08H40
Técnico augura uma participação ao nivel da grandeza exibicional de Angola © Fotografia por: DR

Em declarações à Rádio Cinco, o antigo vice-campeão mundial avaliou, um a um os adversários do grupo preliminar A.

A pouco mais de quatro dias do fim da preparação, o seleccionador nacional sénior feminino de andebol, considera que a Argélia e o Ghana são os principais adversários de Angola no torneio dos XIII Jogos Africanos. A pouco mais de quatro dias do fim da preparação, o seleccionador nacional sénior feminino de andebol, considera que a Argélia e o Ghana são os principais adversários de Angola no torneio dos XIII Jogos Africanos.

As ganenses, por serem anfitriãs, e as argelinas por jogarem bem o andebol segundo o espanhol. "À medida que vamos avançando, as primeiras partidas do Campeonato são as mais perigosas, porque é quando tens menos informações de teus rivais. A Argélia habitualmente tem equipas com jogadoras grandes que jogam bem o andebol e depois temos o Ghana, que, como país organizador, sempre tem alguma perigosidade".

O treinador destacou, também, o Burkina Faso por ser, de todas as equipas, de quem menos informações possui. "Temos menos informações do Burkina Faso, isto também acarreta riscos. De modo geral, estamos atentos aos cruzamentos na segunda fase, mas creio que Camarões e Congo serão os nossos rivais na segunda fase".

A Selecção Nacional trabalha no país, apenas com jogadoras que actuam nas competições internas, até 8 do corrente. O sorteio da prova colocou a Selecção no grupo da anfitriã, juntamente com a Argélia e o Burkina Faso.

A outra série é formada por Camarões, RDC, Uganda e Mali. O torneio de andebol disputa-se de 12 a 23 de Março. As Pérolas detêm o troféu da última edição, disputada em Rabat, em 2019.

A Selecção Sénior masculina, também vencedora do torneio anterior, vai ser a grande ausente da prova. Não são conhecidas as razões que levaram o conjunto angolano a falhar. Para remediar a ausência no torneio, a Federação respondeu a um convite da congénere da Turquia para aproveitamento da primeira semana da Federação Internacional de Andebol (IHF).

Os guerreiros vão disputar jogos com a Selecção turca, de 11 a 19 do corrente. Filipe Cruz, seleccionador nacional começa hoje a projectar a participação na semana da IHF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto