Regiões

Censo’2024: INE projecta 2,8 milhões de habitantes no Huambo

Adolfo Mundombe | Huambo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê recensear, no Huambo, um total de 2 milhões 800 mil e 415 habitantes no próximo recenseamento, que terá início dia 19 de Julho do corrente ano, registando um crescimento relativamente aos 2 milhões e 19 mil do Censo de 2014.

23/04/2024  Última atualização 07H40
© Fotografia por: DR

O responsável do Instituto Nacional de Estatística (INE) e coordenador do Grupo Técnico do Censo no Huambo, Ruben Gomes, que falava numa reunião de concertação multissectorial das actividades de preparação do Censo, orientada pelo vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Elmano Inácio, afirmou que o recenseamento vai ser assegurado por sete mil e 579 agentes de campo recrutados para cobrir os oito mil e 578 quarteirões criados a nível da província.

O responsável disse que estão criadas todas as condições metodológicas, técnicas e logísticas para que o processo decorra com normalidade.

Ruben Gomes fez saber que o encontro visou actualizar os membros que compõem a Comissão Multissectorial sobre o que foi feito e o que há a fazer doravante.

"Uma particularidade que este Censo traz é a digitalização do processo, que vai permitir que os dados sejam recolhidos e corrigidos em tempo real e acelerar o processo de divulgação dos resultados, bem como medir a projecção feita até 2050, que é do crescimento demográfico, além dos indicadores sociais como o da Saúde, Empregabilidade e Educação.

Segundo o responsável, a recolha de dados electrónicos nas zonas rurais não constitui problema, pois nas localidades onde não há sinal de rede telefónica, o sistema a ser usado também funciona offline, permitindo a partilha dos dados em tempo real.

Na ocasião, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Elmano Inácio, recomendou aos dirigentes das instituições envolvidas no processo a fazerem todos os esforços para que o Censo Populacional surta os efeitos preconizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões