Economia

Certificadas mais de 40 escolas de campo

Casimiro José| Sumbe

O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e parceiros iniciaram, na última sexta-feira, na cidade da Gabela, município do Amboim, província do Cuanza-Sul, o processo de certificação das escolas de campo, constituídas no âmbito do Projecto de Apoio à Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP).

22/04/2024  Última atualização 09H18
Camponeses das escolas de campo graduados pelo SAMAP © Fotografia por: Casimiro José |Edições Novembro

O referido processo visa conferir mais autonomia no processo produtivo das mesmas, podendo, com isso, transformar as referidas escolas de campo em cooperativas agrícolas.

Desta forma, estas unidades poderão concorrer aos processos de crédito agrícola na banca comercial e beneficiar de mais apoios disponíveis junto de fundos e outras instituições afins.

Na localidade do Kudissanga, arredores da cidade da Gabela, foram certificadas 40 escolas de campo (ECA). O processo vai abranger um total de 630 escolas. Estas escolas foram constituídas durante a vigência do projecto SAMAP nos municípios do Amboim, Cassongue, Conda, Cela e Quibala.

O chefe de Departamento da Agricultura, Abraão do Nascimento, anunciou que com a certificação das escolas de campo se abre o caminho para as mesmas se transformarem em cooperativas agrícolas e beneficiarem de crédito junto dos bancos comerciais ou programas específicos de apoio ao sector agrícola.

A graduação foi marcada pela entrega de certificados às escolas de campo de agricultores, aos membros das mesmas e também aos facilitadores. O processo vai prosseguir noutros municípios até atingir-se a gradução das 630 escolas de campo projectadas.

Participaram do evento realizado na Escola de Campo de Agricultores "Quipanda”, técnicos do IDA dos cinco municípios de intervenção do Projecto SAMAP, nomeadamente Amboim, Conda, Cassongue, Cela e Quibala, assim como camponeses afectos às escolas graduadas.

Abraão do Nascimento representou no acto o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cuanza-Sul, Laurindo Ladeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia