Reportagem

Chengdu, o palco dos Jogos Universitários de Verão

Pandas gigantes, ópera de Sichuan, panela quente, bordado Shu, Dujiangyan... É difícil usar uma palavra para resumir com precisão as características da cidade de Chengdu.

01/08/2023  Última atualização 12H45
© Fotografia por: DR

 Há montanhas, rios e águas criadas pela natureza, a facilidade e o lazer de "avançar é conquistar o mundo, retroceder é regressar ao lar”, o contexto contínuo da "brisa da Primavera sopra as ondas e lava a areia”, e a fortaleza inflexível nas dificuldades e perigos da estrada Shu. Há montanhas, rios e águas criadas pela natureza, a facilidade e o lazer de "entrar no mundo e retirar-se para o céu”. Na noite do dia 28 de Julho de 2023, a 31ª edição dos Jogos Universitários de Verão foi inaugurada em Chengdu, adicionando uma nova marca jovem à sua história de construção de cidades e escrevendo um novo capítulo para o intercâmbio entre jovens de todo o mundo. Os jovens universitários de todo o mundo têm aqui, até ao dia 8 de Agosto, não só a oportunidade de realizar os seus sonhos desportivos pessoais, mas também a oportunidade de sentir o encanto internacional de Chengdu, bem como o estilo chinês, obtendo uma experiência única e maravilhosa. Através de Chengdu, eles aproximam-se da China, compreendem a China e apreendem a China de uma maneira mais profunda. Dizem que Chengdu esperou por este momento por milhares de anos. O palco do desporto é para a juventude, e os Jogos Universitários são uma celebração da juventude.

A delegação chinesa para os Jogos Universitários de Verão em Chengdu tem uma idade média de 22,9 anos, sendo que mais de 90 por cento dos atletas participam pela primeira vez. Além disso, o evento também atraiu 6.500 atletas de 113 países e regiões diferentes, sendo 3.512 homens e 2.988 mulheres, competindo num total de 18 categorias principais e 269 subcategorias. Jovens atletas de todo o mundo vão crescer juntos com esta cidade jovem durante os Jogos Universitários, criando uma atmosfera de juventude ainda mais vibrante. Desta vez, os Jogos Universitários de Verão em Chengdu vão na terceira edição realizada na China continental, após a Universidade de Pequim em 2001 e a Universidade de Shenzhen em  2011. Este evento é a primeira grande competição desportiva internacional realizada em formato aberto, desde o início da pandemia da Covid-19. Além disso, é a primeira vez que um evento desportivo global de tal magnitude ocorre na Região Oeste da China. "Construindo sonhos em Chengdu” é o slogan dos Jogos Universitários de Verão, que é tanto um convite sincero para o mundo inteiro, como uma expressão do desejo ardente de que os jovens de todas as nações se juntem, colaborem e apoiem uns aos outros. O padrão "Pássaro do Deus Sol” no topo do estádio principal dos Jogos Universitários de Verão em Chengdu reflecte o amor do povo chinês pela luz desde os tempos antigos e também destaca o simbolismo da liberdadebeleza, unidade e mobilidade ascendente. Com a realização dos Jogos Universitários de Verão em Chengdu, busca-se estabelecer uma visão de civilização baseada na igualdade, intercâmbio, diálogo e tolerância, promovendo os valores compartilhados de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para toda a humanidade. Isso permitirá que jovens de todo o mundo se unam em esforços conjuntos para criar um futuro melhor para a humanidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem