Sociedade

Cidadãos sensibilizados a preservar o ambiente

Flávia Massua

Jornalista

A “Minuto Verde-Quercus Angola”, organização que se dedicada à promoção da educação ambiental e à preservação e protecção do meio, realizou quarta-feira, em Luanda e nas províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cuando-Cubango, Cunene, Namibe, Huambo e Huíla, campanhas de sensibilização para a prevenção da natureza.

15/08/2024  Última atualização 10H12
Organização “Minuto Verde-Quercus Angola” promoveu campanha em nove províncias © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro

O acto serviu para saudar o Dia Internacional de Combate à Poluição, assinalado quarta-feira. 

De acordo com o presidente da organização, Rafael Lucas, além de visitas às empresas públicas e privadas, a Minuto Verde realizou campanhas de sensibilização nas vias públicas e residências das províncias onde está representada, para elucidar a população sobre o perigo que a poluição causa na atmosfera e, consequentemente, nas pessoas.

A data, disse, apela à reflexão de todos, tendo em conta os prejuízos que a poluição causa. "A luta contra qualquer manifestação prejudicial ao ambiente constitui um desafio da nossa era, para garantirmos bem-estar e uma melhor qualidade de vida às próximas gerações”, referiu.

O presidente da Minuto Verde salientou que a poluição, nas suas diversas formas, representa um inimigo silencioso que afecta a saúde pública, degrada o meio ambiente e compromete o futuro. Por isso, defendeu que "o combate à poluição é uma tarefa urgente e imprescindível”.

Neste contexto, referiu, a Minuto Verde-Quercus Angola apresenta-se como uma "força mobilizadora, consciente e comprometida com a preservação e protecção da natureza, bem como na promoção de práticas sustentáveis para o bem-estar”.

As equipas da Minuto Verde criaram oportunidades para dialogar e saber mais sobre o Plano Estratégico das Empresas (PEE) no que ao Plano Ambiental Social e Governança (PASG) diz respeito, alinhado ao Desenvolvimento Sustentável de Angola.

"Reconhecemos o papel importante que o Estado vem desenvolvendo em prol do futuro da sustentabilidade no país, mas, mais do que isso, a questão da preservação da natureza exige mudanças estruturais, principalmente do ponto de vista da consciência humana”, defendeu Rafael Lucas.

O 14 de Agosto é marcado como o Dia de Combate à Poluição. A data tem como propósito consciencializar todos os sectores da sociedade, governos e população sobre os efeitos prejudiciais da poluição no ambiente e, desta forma, buscar e incentivar discussões sobre acções efectivas para reduzir este mal que afecta a todos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade