Desporto

Clube Desportivo do Cazenga aposta no basquetebol e futsal

Adilson Francisco

Jornalista

A abertura das modalidades de basquetebol e futsal, nos escalões de formação, é uma das apostas da nova direcção do Clube Desportivo e Recreativo do Cazenga (CDRC), empossada quinta-feira, na sua sede social, no Cariango, para o ciclo olímpico 2024-2028.

11/05/2024  Última atualização 13H15
Novo elenco do grémio do Cariango quer ver aumentado o número de sócios no ano do 60.º aniversário © Fotografia por: DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A institucionalização da Taça José de Jesus Areias, em homenagem ao comerciante português, fundador da agremiação, a formação de treinadores, a manutenção das modalidades de futebol e andebol nas categorias existentes (infanto-juvenil) constam, igualmente, das prioridades do elenco encabeçado por Higino Africano Batalha "Gino”, antigo futebolista do grémio da Rua D do bairro Cariango.

Segundo Gino Batalha, os atletas dos escalões de formação terão acompanhamento dos membros do CDRC e as notas académicas pesam na escolha daqueles que vão jogar nas respectivas equipas.

"A médio prazo queremos construir uma quadra multiuso para a prática do andebol, basquetebol e futsal. Haverá acompanhamento e suporte na formação académica, porquanto a nota vai determinar quem joga”, disse.

A revisão dos estatutos, a organização administrativa do clube e a implementação de estratégias para atracção do maior número de sócios, também fazem parte das linhas de acção do CDRC para o presente ciclo olímpico.

O "número um” da formação azul e branca manifestou ainda, para os próximos quatro anos, a vontade de garantir receitas para a sustentabilidade da agremiação.

"Temos a intenção de multiplicar as receitas ordinárias e estabelecer acordos com patrocinadores, de modo a suportar mais de 50 por cento das despesas da instituição e das demais infra-estruturas”, disse.

Infra-estruturas

As infra-estruturas do clube merecem, também, especial atenção dos novos gestores. A recuperação e melhoria do campo do Areias é uma das acções programadas. Gino Batalha informou que a direcção por si liderada perspectiva, a curto prazo, colocar relva no histórico campo luandense. "O nosso trabalho vai cingir-se na recuperação e melhoria do campo de futebol, onde realizaremos uma intervenção a curto prazo, no sentido de colocarmos relva no local”, realçou.

O CDRC, vencedor de duas edições do Torneio Popular de Futebol Cuca, foi fundado a 9 de Agosto de 1964, pelo comerciante português José de Jesus Areias. Actualmente o clube movimenta as modalidades de futebol masculino e andebol feminino nos escalões infanto-juvenil.

 

  Vinte membros integram a lista

Os órgãos sociais do Clube Desportivo e Recreativo do Cazenga,  para o ciclo olímpico 2024-2028, são compostos por vinte membros. A direcção é liderada pelo antigo atleta Higino Batalha "Gino". Belo Manuel de Sousa preside à Mesa da Assembleia Geral, enquanto Joaquim Miguel e Manuelino Celina são os líderes dos Conselhos de Disciplina e Fiscal.

Eis a relação completa: Mesa da Assembleia Geral: Belo Manuel de Sousa (presidente), António Pereira Freire dos Santos (vice-presidente) e José Setas Francisco (secretário).

Direcção: Higino João Africano Batalha (presidente), Augusto Pereira da Silva (1.º vice-presidente), Diogo Sobrinho Bernardo (2º. Vice-presidente) e Diogo Manuel da Silva (3.º Vice-presidente).

Vogais: Clemente Viera da Cunha Fernandes, Amadeu Ferreira Gomes, André Luciano Ngueve Boano, Joaquim Maria do Nascimento, Francisco Teixeira, Passos Pereira dos Reis e Tilson Pedro Jorge (vogais).

Conselho de Disciplina: Joaquim Domingos Miguel (presidente), Matias João Agostinho (vice-presidente) e Daisa António Domingos Neto (secretária).

Conselho Fiscal: Manuelino Pedro Celina (presidente), Victor Manuel de Santana Fernandes (vice-presidente) e Manuel do Nascimento Pedro (secretário).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto