Sociedade

Comités dos Direitos Humanos estão activos em 164 municípios

Manuel Barros| Cacuaco

A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, anunciou, na terça-feira, em Luanda, que o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher está a efectuar a expansão dos comités dos direitos humanos nas 18 províncias e 164 municípios do país.

18/04/2024  Última atualização 10H46
Secretária de Estado Ana Celeste participou na conferência © Fotografia por: Edições Novembro

Ana Celeste Cardoso disse, durante a I conferência sobre os Direitos Humanos e Cidadania, realizada em Cacuaco, procurou sensibilizar e levar toda a preocupação dos munícipes às autoridades competentes, especialmente, em termos de Direitos Humanos.

O embaixador do Reino da Noruega em Angola, Bjornar Hotvedt, afirmou que o país tem dado passos positivos em relação à defesa dos Direitos Humanos, mas, ainda, tem um longo processo por percorrer. O diplomata referiu que a criação dos comités locais de direitos humanos é um grande avanço na salvaguarda dos direitos das populações, e não só, assim como o exercício da cidadania. "A maioria dos cidadãos ainda tem um conhecimento limitado sobre os direitos humanos. É preciso inverter o quadro. As pessoas devem saber exigir os direitos”, disse.

O administrador de Cacuaco ,Auzílio Jacob, salientou, no acto, que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos escolheu a circunscrição, devido ao trabalho feito pelo comité local dos direitos humanos tem feito, no domínio da sensibilização e da aproximação com os munícipes.

Auzílio Jacob adiantou que o intercâmbio deve incluir, não só os direitos dos cidadãos, mas também os deveres. "Temos de promover mais debates sobre os direitos fundamentais”, salientou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade