Sociedade

Comuna do Mbave ganha uma nova escola com 12 salas

A comuna do Mbave, no município da Chicala Cholohanga, ganhou, ontem, uma escola com 12 salas de aula, com capacidade para 840 alunos da primeira à nona classe, construída no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e custou 183 milhões e 29 mil kwanzas aos cofres do Estado.

26/04/2024  Última atualização 10H45
Governadora provincial do Huambo Loti Nolika © Fotografia por: DR

Durante a cerimónia de inauguração, a governadora do Huambo, Lotti Nolika disse tratar-se da 42ª  escola concluída nos últimos tempos na província, com o dinheiro do PIIM, fazendo um total de 336 novas salas de aula.

Lotti Nolika fez saber que a escola vai acolher os 350 alunos que estudavam debaixo das árvores, e outros para melhorar as condições de trabalho dos professores.

A governante explicou que o Executivo vai continuar a construir escolas para que mais crianças possam estudar e reduzir a cifra daquelas fora do sistema de ensino, tendo solicitado aos encarregados de educação, alunos e autoridades tradicionais  que  preservem o empreendimento.

O administrador da Comuna do Mbave, Gabriel Kanganjo, mostrou-se satisfeito com a escola que segundo adiantou, fazia muita falta para aquela comunidade que apenas contava com uma única escola.

Gabriel Kanganjo disse que, no presente ano lectivo, foram matriculados mais de três mil alunos da iniciação à 9ª classe, assegurados por 103 professores.

Na mensagem dos alunos, lida pela pequena Elvira Luvinga, prometeram cuidar da escola, para servir várias gerações de estudantes. A comuna do Mbave tem uma população estimada em catorze mil e quarenta e dois habitantes, maioritariamente camponeses.

Adolfo Mundombe | Mbave

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade