Cultura

Conferência debate a dimensão patrimonial do estilo Kizomba

Katiana Silva

Jornalista

A dimensão patrimonial da Kizomba, elevada este ano a Património Nacional Cultural Imaterial pelo Ministério da Cultura, será debatida, hoje, às 17h00, numa conferência a ter lugar no Hotel Epic Sana, em Luanda.

21/08/2024  Última atualização 07H07
XXVII edição do Festival da Canção de Luanda rende tributo a Eduardo Paím pelo seu percurso © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

Integrada no programa da XXVII edição do Festival da Canção de Luanda, o evento conta com o apoio da Associação Original Kizomba. Subordinada ao tema "O património cultural ao serviço da economia e da inclusão social”, o orador será o economista António Silva.  Segundo o economista , o tema escolhido para cada edição determina a estrutura do evento final do Festival e todas as acções que o antecedem.

Segundo a organização, esta conferência pretende realçar o potencial económico da Kizomba em festivais, excursões turísticas e culturais, reafirmando o grau de sustentabilidade na promoção do turismo cultural.

"Este ciclo de duas conferências visa abordar o contributo da cultura na economia nacional. Apesar de ter como tónica a Kizomba, elas vão abranger diferentes temas. As conferências têm como convidados artistas, especialistas do sector e a classe jornalística. A próxima conferência será realizada no dia 12 de Setembro e vai abordar o percurso artístico de Eduardo Paím”, sustentou Carla Romero, directora executiva do Festival da Canção de Luanda.

Segundo a organização, a Kizomba e o seu rei Eduardo Paím constituem o tema central desta edição, cujo percurso artístico será recriado na habitual rapsódia, que vai celebrar este género que atingiu uma dimensão que ultrapassa o simples entendimento da música e da dança.

"É uma atitude em relação à vida. Um exemplo do que torna Angola e o continente africano tão especiais. A palavra Kizomba, expressão da língua nacional kimbundu, significa celebração em comunidade. A Kizomba é uma manifestação cultural angolana que se tornou num dos ritmos musicais e estilo de dança mais difundidos mundialmente”, defende a organização.

De recordar que foi no dia 18 de Abril deste ano que o Ministério da Cultura declarou a Kizomba como Património Nacional Cultural Imaterial no domínio das práticas sociais, rituais e actos festivos. A declaração como património cultural e imaterial visou "evitar a sua usurpação” e a promoção de medidas "visando a sua valorização e preservação para as gerações futuras”.

O Festival vai recriar uma série de canções de Eduardo Paím, rei da Kizomba, que ilustram os vários momentos da sua carreira. Sob o lema "A Kizomba e o percurso artístico de Eduardo Paím”, a gala da 27ª edição do Festival da Canção de Luanda, promovida pela Luanda Antena Comercial "LAC”, acontecerá no dia 20 de Setembro, às 21h00, no Hotel Epic Sana.

Em disputa para o grande prémio estão os concorrentes Mote Rogério, Maya Lis, Magda Mendes, Cirius Viber, Hélio Papel, Cris Monteiro, Cleidy Pinto, Danny Moreira, Mac-Yura Diamante, a dupla Luntadila da Silva e Paulo Garcia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura