Economia

Conferência económica aborda “Nova Era Nova Visão” na CPLP

Angola é um dos nove membros presentes na 6.ª conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Macau, que esta cidade asiática acolhe desde domingo.

22/04/2024  Última atualização 09H15
Rui Miguêns de Oliveira (à direita) chefia a missão angolana, que participa no encontro dos falantes de português e China © Fotografia por: DR

O encontro prossegue ,hoje, e tem o encerramento previsto para amanhã e discute "Nova era Nova visão” na cooperação entre os países.

O ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, chefia a delegação angolana. À chegada em Macau, no sábado, o governante inteirou-se da agenda e dos intensos contactos diplomático-económicos, que devem ser mantidos ao longo desses três dias de fórum.

A 6.ª Conferência  Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa – Macau ocorre sob enorme expectativa face aos resultados que se prevêem serem alcançados por todos os intervenientes.

Uma nota da organização angolana no evento dá conta de que a delegação do ministro Rui Miguêns de Oliveira deve ratificar o Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial (2024 - 2027).

Também vai tomar parte do "Encontro de Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa”, bem como uma série de encontros com diferentes entidades.

Na Conferência Ministerial, vai-se identificar as principais áreas da cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa nos próximos três anos e dinamizar o papel de Macau enquanto Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

O Fórum de Macau foi estabelecido em Macau em Outubro de 2003. É organizado pelo Governo Central da China (Ministério do Comércio da China). O mesmo beneficia da colaboração do Governo da Região Administrativa Especial de Macau. Os nove (9) membros da CPLP presentes no Fórum são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia