Economia

Construtoras cubanas optam por parcerias

Joaquim Suami

Jornalista

As empresas cubanas Imbondex Construções e Antex Projectos, que há décadas operam no sector angolano da Construção, Engenharia Civil, Fiscalização e Consultoria, anunciaram, terça-feira, em Luanda, a adopção de uma estratégia de associação a congéneres nacionais para acelerar a participação na execução de várias obras e a transmissão de experiências.

15/05/2024  Última atualização 10H00
Secretário executivo da CCIA (ao centro) durante o encontro © Fotografia por: DR

Representantes das duas empresas revelaram a nova opção estratégica num encontro  mantido, ontem, em Luanda, com associados da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), para a apresentação da carteira de negócios das duas companhias  cubanas a prováveis parceiros angolanos. 

A Imbondex Construções, que actua no sector da Construção, sobretudo, em obras de engenharia e produção de materiais, prevê atingir, este ano, um volume de negócios de 20 milhões de dólares com a execução de empreitadas, com destaque para os trabalhos de rede e saneamento hidráulico que decorrem na cidade de Ondijiva, no Cunene.

De acordo com o especialista sénior de Negócios da Imbondex, Gualfredo  Ferer, o objectivo da construtora é conseguir o maior número possível de projectos para superar os 70 milhões de dólares que arrecadava por mês.

"O encontro com os empresários angolanos serviu para encontrarmos os melhores parceiros para podermos ter uma participação mais forte nos sectores em que actuamos. Em Angola, já construímos pistas de quatro aeroportos e seus terminais, e concluímos 11 pontes, nas províncias do Huambo, Huíla, Bié e Cuando Cubango”, além dos troços que ligam Quibaxe a Bula-a-Tumba, no Bengo, e Ndalatando ao Golungo Alto, no Cuanza-Norte,  disse Gualfredo Ferer.

A Antex Projectos, que actua na área de fiscalização, consultoria, arquitectura e construção civil prevê, por seu turno, atingir, este ano, um volume de negócios avaliado em um milhão de dólares.

A firma cubana opera, também, em projectos hidráulicos, ensaios de laboratórios, de campo, controlo de qualidade de obras, estradas e investigação em Engenharia Geológica.

 
Reforço de investimento

A directora de Desenvolvimento e Novos Negócios da Antex, Yacelin Velazquez, destacou que o encontro com os empresários angolanos serviu para apresentação dos negócios de investimento das firmas cubanas que actuam em Angola.

"Aproveitamos a presença de empresários angolanos, que actuam nos sectores da Construção e Engenharia Civil, para estabelecer parcerias na execução de obras em curso no país”, disse.

De acordo com o secretário executivo da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, José Pedro Tondela, Angola, por via da CCIA, está disposta a dinamizar e reforçar as parcerias entre empresas cubanas e angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia