Economia

CPM do BNA avalia situação económica e financeira

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, trabalha desde quarta-feira na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, para orientar, durante dois dias, a 118ª Reunião do Comité de Política Monetária (CPM), que acontece com uma periodicidade bimestral, para avaliar a situação económica e financeira do país.

18/07/2024  Última atualização 09H34
© Fotografia por: DR
A reunião, que começa hoje e termina amanhã, decorre de forma restrita com apenas os oito representantes do Comité de Política Monetária (CPM).

O programa, em que não se avançou ao detalhe os assuntos a serem abordados durante o encontro, reserva uma conferência de imprensa às 15 horas, de amanhã, no anfiteatro do Governo Provincial do Cuando Cubango, onde se prevê passar em revista as conclusões e recomendações saídas desta 118ª reunião do CPM.  

Encontro de cortesia

Após a chegada no Cuando Cubango, Manuel Tiago Dias manteve um encontro de cortesia à porta fechada com o governador provincial, José Martins, e posteriormente deslocou-se ao município do Cuchi, onde avaliou o projecto de produção de ferro gusa, que beneficiou de financiamento ao abrigo do Aviso nº10/22 do Banco Nacional de Angola.

O governador do BNA visitou, também, a Fazenda Agrimumba (projecto de agro-turismo e agropecuária), situada na fronteira entre os municípios do Cuchi (Cuando Cubango) e Kuvango (província da Huíla), que beneficiou, igualmente, de financiamento da sua instituição, no âmbito do Aviso nº10/22.

O Jornal de Angola apurou que neste momento constitui uma das principais preocupações do BNA no Cuando Cubango a fraca adesão das empresas ao financiamento ao abrigo do Aviso nº10/22, tendo em vista que é a província com os indicadores económicos mais baixos no país. Esta situação tem suscitado várias perguntas ao Banco Nacional de Angola sobre o que se passa com os empresários do Cuando Cubango para não aderirem a este crédito para o fomento dos seus negócios.

Outra situação preocupante prende-se com a questão do crédito malparado, uma vez que muitas empresas que beneficiam de financiamento não fazem o reembolso dos valores, apesar do Cuando Cubango ter uma das taxas mais baixas do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia