Economia

CPM pode aumentar taxa básica para conter inflação

Especialistas do mercado consideram uma possível elevação da taxa básica do BNA, a fim de contrair a oferta monetária para conter a inflação, no encontro do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) alterada para a próxima quarta-feira (18), em Luanda.

16/09/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: Direitos Reservados

Caso se concretize, a taxa básica de juros, actualmente fixada em 19,5 por cento, poderá chegar ao patamar mais elevado dos últimos anos.

 

Em entrevista, o consultor económico Daniel Tendo considera que o BNA precisará de avaliar cuidadosamente as suas estratégias para equilibrar os objectivos de controlo da inflação, estabilidade da moeda e crescimento económico.

 

Na avaliação de Daniel Tendo, para aliviar as pressões sobre o mercado interbancário e o sistema financeiro, o BNA poderá aumentar as operações de cedência de liquidez a taxas mais favoráveis, incentivando o fluxo de crédito para a economia real, sem prejudicar o controlo da inflação.

 

Já o  economista Nilzo Cruz  descreveu vários cenários, como a necessidade da adopção de acções adicionais de restrição monetária para aliviar a pressão sobre os preços.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia