Economia

Criadores tradicionais levam gado às mangas de vacinação

Um milhão e 500 mil cabeças de gado bovino estão a ser vacinados, desde ontem, contra doenças animais, em vários pontos da província da Huíla.

18/05/2024  Última atualização 12H25
© Fotografia por: DR

Entre as doenças realce para o carbúnculo hemático e sintomático, no quadro da segunda fase da campanha prevista para o final do primeiro semestre.

O lançamento da campanha decorreu numa das povoações do município dos Gambos, a 150 quilómetros a sul da cidade do Lubango, capital da Huíla.

A escolha da localidade mereceu um cuidado especial, pretendendo-se atingir, principalmente os criadores tradicionais, pois se trata de um município com um número considerável de gado bovino, caprino e suíno.

O criador Joaquim Tchivelelapo, de 68 anos de idade, possui 2.532 cabeças de gado bovino e caprino, daí o facto de ser um dos maiores criadores e comerciantes de animais da zona.

O criador enalteceu o arranque da segunda fase da campanha de 2024, por reforçar a prevenção de doenças animais.

Para o criador, a intervenção permanente das autoridades e parceiros no controle efectivo de doenças e da seca está a contribuir para evitar a perda de dezenas de animais dos currais”, disse, para descrever que actualmente, os animais estão cada vez mais protegidos porque os criadores e autoridades estão mais unidos.

Estanislau Costa|Lubango

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia