Regiões

Cuando Cubango: Estiagem obriga população a procurar comida nas matas

Nicolau Vasco

A estiagem prolongada, que se regista há cerca de três anos, no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, tem obrigado a população a abandonar as aldeias e a percorrer longas distâncias para procurar comida nas matas.

19/08/2024  Última atualização 18H01
© Fotografia por: Nicolau Vasco/Menongue

A informação foi, hoje, avançada pelo administrador municipal do Rivungo, João Wilson Tchimbinde, que disse que a situação da fome a nível do município é bastante preocupante porque já decorrem três anos que as chuvas não caem de forma regular, o que tem dificultado os camponeses de produzirem.

Nas aldeias muitas casas foram abandonadas pelo facto de os proprietários irem para as matas ou as margens do rio Cuando à procura de tubérculos e frutos silvestres para matar a fome.

 Esta é uma situação para qual a administração municipal do Rivungo não tem capacidade para lidar, uma vez que não tem condições para solucionar o problema da fome.

O responsável teme que caso a situação prevaleça por muito mais tempo a população pode ter como a última alternativa o abate indiscriminado de animais no parque nacional do Luengue-Luiana, situado no município do Rivungo.

Apesar da grande escassez alimentar, João Wilson Tchimbinde adiantou que a Administração Municipal ainda não registou nenhuma morte, mas os casos de desnutrição aguda no seio dos habitantes são bastante acentuados.

Por essa razão, solicitou que as autoridades locais e centrais criem o mais rápido possível um plano de contingência para inverter o actual quadro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões