Economia

Cuanza-Norte: Fazenda Vala Camukele quer potencializar produção agrícola

Manuel Fontoura | Banga

Jornalista

A Fazenda Vala Camukele, no município da Banga,província do Cuanza-Norte, espera colher duas toneladas de café arábica , na presente época agrícola, segundo anunciou o proprietário, Luciano Adão Joaquim.

30/06/2024  Última atualização 09H43
Cuanza-Norte mais apostada © Fotografia por: Edições Novembro

O agricultor adiantou que este resultado será fruto de um trabalho árduo, de limpeza de quase três hectares, visto que a referida fazenda é antiga.

No início desta semana, Luciano Joaquim reconheceu o incentivo que tem recebido da Administração Municipal, sobretudo de apoio técnico, bem como de apoio em transporte para o escoamento do produto. Entretanto, para constatar esta realidade e com vista a incentivar o produtor, o administrador municipal, Leopoldo dos Santos, efectuou, nesta segunda-feira,  uma visita de trabalho à referida fazenda.

Dados da Direcção Municipal da Agricultura e Pescas apontam que o município controla 39 quintas de café. Segundo o responsável da Agricultura, Lando Kinanvuidi, na passada época agrícola, o município teve uma safra de três toneladas de café, justificando que esta safra foi reduzida porque, na altura,  os cafeicultores estavam desmotivados por falta de estímulo.

Nesta campanha,  perspectiva-se em toda a extensão  do município  uma colheita estimada em 35 toneladas, em função do apoio que a Administração Municipal tem dado aos produtores, e que está a permitir a reorganização das respectivas áreas de cultivo.

A revitalização da produção da cultura do café consta dos principais desafios do Governo da Província do Cuanza-Norte, para os próximos cinco anos, e  através de apoios de parceiros nacionais e internacionais,  está a criar a multiplicação de mudas melhoradas para alavancar os níveis de colheita do "bago vermelho", a nível da região.

O governador João Diogo Gaspar tem sido um mobilizador dos produtores.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia