Regiões

Cuanza-Sul: Subestação da Ganja concluída em Outubro

Víctor Pedro|Sumbe

As obras de construção da subestação eléctrica da localidade da Ganja, no município da Conda, na província do Cuanza-Sul, vão ser concluídas até Outubro deste ano, garantiu, no sábado, na Vila da Conda, o empreiteiro responsável.

30/04/2024  Última atualização 09H17
Entrada em funcionamento da subestação deve contribuir para o desenvolvimento da região © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro | Conda

Fernando Bonito garantiu, no quadro de uma visita de constatação das obras por uma comitiva do Governo provincial, que a execução do trabalho ronda os 75 por cento. À comitiva, chefiada pelo governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, Fernando Bonito explicou que a subestação eléctrica da Ganja está projectada para uma capacidade de 60/30 kilovolts (kV). A entrada em funcionamento da subestação eléctrica vai gerar o desenvolvimento da região.

O administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, reconheceu que a conclusão das obras e a entrada em funcionamento da subestação é um marco na vida socioeconómica do município, em particular da população.

"A construção da subestação eléctrica no município vai garantir o fornecimento regular da energia eléctrica às famílias e às empresas instaladas no município, e, acima de tudo, atrair mais investimentos para o sector produtivo, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento da província”, disse.

 
Benefícios

Adão da Silva Pereira informou que a electrificação do município vai começar na região da Ganja, onde está a ser construída a subestação eléctrica, para beneficiar os dez bairros da localidade.

Para o administrador municipal do Seles, Eliseu Segunda Miranda, que também vai beneficiar da corrente eléctrica da subestação eléctrica da Ganja, a conclusão do projecto representa um ganho valioso na vida da população e no desenvolvimento dos dois municípios. "Ficamos satisfeitos em receber a garantia da conclusão das obras em Outubro, por parte do empreiteiro. A informação é reconfortante, em especial nos domínios social e económico das famílias, empresários e produtores locais, que, no passado, encontravam dificuldades para conservar os bens de consumo.

 

Empregos

António Joaquim, ajudante de pedreira, é um dos jovens que beneficiou do primeiro emprego com a implementação do projecto da subestação eléctrica no município da Conda. "Fui um dos contemplados com o emprego, após a instalação da empresa Sá Machado, e com o que ganho consigo a sustentar a família” disse.

Moisés Jacinto é outro jovem que também ganhou emprego logo após o início das obras de construção da subestação eléctrica. "Agradeço ao Governo local por trazer este projecto à localidade, pois está ajudar muitos jovens a trabalharem pela primeira vez e assim poderem sustentar as famílias”, referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões