Cultura

Cultura tem presença na Feira da Banana

Edvaldo Lemos |

As artes, que representam o mosaico cultural da sociedade angolana, estão presentes na maior bolsa do agronegócio nas terras do Jacaré Bangão, a Feira da Banana, que hoje encerra no mercado do Panguila.

29/06/2024  Última atualização 11H48
© Fotografia por: DR

Fidel, jovem bailarino e líder do colectivo de artes Bailado de Nambuangongo, disse que o grupo preparou vários temas que estão a ser apresentados na feira, tendo destacado a dança Ndembi, com uma coreografia típica da região de Nambuangongo.

A dança Ndembi retrata a celebração do caçador quando regressa à aldeia com o animal morto, garantindo o jantar da comunidade. O bailarino Fidel adiantou que optou por esta dança para tornar conhecida a maior celebração do caçador da sua comunidade.

O grupo folclórico Bailado do Jacaré Bangão, do município do Dande, não ficou de fora do evento, levando à Feira da Banana a dança Maringa, tipicamente da localidade de Caboxa, um bairro localizado na comuna das Mabubas, município do Dande. Esta dança é muito conhecida a nível da província do Bengo, muito representada pelo grupo carnavalesco Mbula Mbunda nas festas de Carnaval.

Não foram só as danças a estarem presentes na Feira da Banana, a escultura também esteve muito bem representada pelo mestre Seba, que mostra os traços dos povos do Bengo. Não é a primeira vez que mestre Seba apresenta as suas obras na Feira da Banana.

A literatura, nos géneros poesia, crónica, romance e ensaio, também está presente na obra do autor Adriano Ferreira, que escreve sobre contribuições para a prevenção da criminalidade.

Da cultura não é tudo, a voz autorizada do Semba, Dom Caetano, fez vibrar as tendas expostas no Mercado do Panguila.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura