Política

Deputados reconhecem empenho na execução dos programas sociais

José Rufino | Luena Isidoro Samutala | Dundo

Jornalistas

Os deputados da Quarta e Oitava Comissões da Assembleia Nacional reconheceram o empenho do Executivo na materialização de projectos sociais, com vista à melhoria das condições da população, em balanços apresentados, após visitas de constatação às províncias do Moxico e Lunda-Norte.

20/04/2024  Última atualização 10H10
Governadora Deolinda Vilarinho reuniu com os parlamentares © Fotografia por: Isidoro Samutula | Edições Novembro | Lucapa
No Luena, os representantes do povo na Casa das Leis reconheceram o empenho do Governo na execução de projectos no âmbito do PIIM a nível da província do Moxico.

Em declarações à imprensa, no final da visita de cinco dias ao Moxico, o deputado e coordenador da Comissão, Marcolino Menezes Nhany, manifestou a satisfação pelo facto de ter constatado um grande empenho e dedicação no cumprimento dos programas de melhoria dos serviços públicos.

"Reconhecemos, de facto, que está a ser feito muita coisa, mas ainda existem problemas que têm de ser resolvidos, alguns com maior pertinência do que os outros, como é o caso do município sede, onde as exigências são mais acrescidas por se tratar da capital da província”, disse.

Em relação a outros municípios do interior, Marcolino Menezes Nhany defendeu a necessidade de haver nessas localidades um reforço em termos de recursos humanos e tecnologias capazes de auxiliar os serviços nos mais variados sectores.

Por seu turno, o vice-governador do Moxico para o sector Técnico e Infra-estruturas, Wilson Augusto, disse que o governo local vai continuar a trabalhar no sentido de dar respostas às recomendações deixadas pelos deputados.

Lunda-Norte

A delegação de deputados da 8ª Comissão da Assembleia Nacional, que trabalhou na Lunda-Norte, considerou positiva a implementação dos projectos sociais, ligados à infância e às famílias, que estão a ser desenvolvidos a nível da província, com vista a garantir o bem-estar da população.

Os deputados, que realizaram uma visita de três dias à província da Lunda-Norte, onde trabalharam nos municípios do Chitato, Lóvua e Cambulo, concluíram que o registo das crianças tem prioridade em todos os municípios e a taxa de aproveitamento escolar é alta.

Em declarações à imprensa, o coordenador da delegação parlamentar, João Segunda Unganji, mostrou-se preocupado com a taxa de abandono escolar das crianças, registada nos últimos tempos, sobretudo nas zonas rurais, onde as famílias procuram atribuir outras responsabilidades às crianças em detrimento do ensino.

O deputado afirmou que, em todas as partes visitadas, foi possível verificar que as administrações municipais fazem o seu trabalho para que as questões de infância, da acção social e das famílias sejam acauteladas.

Um dos aspectos que também mereceu atenção na visita de constatação, no município do Chitato, é o Lar da Terceira Idade, que é uma infra-estrutura cujas obras se encontram na fase conclusiva, mas paralisadas por falta de financiamento, havendo a necessidade de constar nos próximos orçamentos do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher para a conclusão.

João Segunda Unganji referiu que, durante a visita, foi abordada a questão ligada ao espaço de acolhimento das crianças, sobretudo as de rua e na rua, assim como as crianças em conflito com a lei, tendo recebido garantias do governo provincial de que já existem espaços e estão na fase de conclusão dos projectos para que a província possa contar com infra-estruturas que são fundamentais para o bem-estar das crianças.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política