Desporto

Desportivo e Petro saem empatados do jogo de cartaz

Jorge Neto

Jornalista

As equipas do Desportivo da Lunda-Sul e do Petro de Luanda empataram a um golo, sábado, no Estádio das Mangueiras, no desafio de destaque da 22.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão. Os golos foram marcados por Mussa, no primeiro tempo, e Kinito, no segundo.

28/04/2024  Última atualização 08H20
Com empate a um golo, os lundas ocupam a segunda posição e os petrolíferos a terceira © Fotografia por: DR

Os petrolíferos estavam avisados das dificuldades a serem impostas pelo adversário que está motivado em função da campanha inédita no Girabola. Porém, mesmo avisado, cometeram uma distracção defensiva bem aproveitada pelo suspeito do costume, Mussa, que de cabeça festejou o golo aos 7 minutos.

Depois da goleada sofrida na ronda anterior, na deslocação ao Dundo, ao encontro do Sagrada Esperança, por 4-1, existia a dúvida de como o Desportivo da Lunda-Sul iria encarar a recepção ao Petro de Luanda, um oponente do seu campeonato, pois ambos lutam pelo topo da tabela classificativa.

A exibição dos lundas não defraudou os seus adeptos, que encheram as bancadas do estádio e puxaram para o conjunto conseguir levar para o intervalo a vantagem no marcador.

Para os tricolores, era impensável sair da cidade de Saurimo com uma derrota, mas o cenário no relvado estava cada vez mais difícil. A formação orientada pelo brasileiro Maurílio Silva veio com a lição bem estudada para ficar com os três pontos em casa.

No reatamento, Alexandre Santos alterou o xadrez da sua equipa, colocou em campo Julinho para o lugar de Alexandre Guedes, autor de um hat-trick na jornada passada, na goleada, por 5-0, sobre o São Salvador do Kongo.

Contudo, uma grande contrariedade surgiu para os lundas, com o cartão vermelho aos 52 minutos visto por Bebo, após acumulação de dois amarelos, mostrados pelo árbitro José Chitumba. O técnico Maurílio Silva pediu e transmitiu calma aos seus pupilos para suportar aquela que seria uma eventual pressão dos tricolores.

Face à vantagem numérica, os petrolíferos chegaram ao empate aos 78 minutos, de cabeça, por Kinito, após um cruzamento de Jaredi. Os lundas ainda reivindicaram uma falta cometida pelo central sobre um defensor, mas o juiz nada assinalou.

O desafio tomou um sentido único, com uma forte pressão dos bicampeões nacionais, a jogarem no meio-campo do adversário, que se defendia como podia. O árbitro José Chitumba mostrou vários cartões amarelos. O banco do Petro de Luanda não ficou à margem e um dos membros da equipa técnica foi igualmente admoestado.

Sagrada Esperança assume liderança

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte assumiu a liderança do Girabola ao vencer, ontem, na deslocação ao Estádio de Calulo, o Recreativo do Libolo, por 2-0, aproveitando o empate entre o Desportivo da Lunda-Sul e o Petro de Luanda.

Os diamantíferos foram os maiores beneficiários da divisão de pontos entre lundas e petrolíferos, em função do triunfo sobre os libolenses, com golos de Da Banda, aos 42 minutos, e Lépua, aos 90+2. Com a vitória, somam 46 pontos, mais um em relação ao segundo, Desportivo da Lunda-Sul e dois em relação ao terceiro, Petro de Luanda.

Os verdes e brancos orientados por Roque Sapiri não deram tréguas aos azuis e laranjas que vinham de resultados positivos nas jornadas anteriores, a tentar incitar uma recuperação na classificação para fugir da zona aflitiva.

O Interclube foi implacável na recepção ao Clube Recreativo União de Malanje ao golear por 4-1. Os visitantes pagaram caro o atrevimento de marcar aos quatro minutos, por Elieve. O cartão vermelho averbado por um defensor do CRUM contribuiu para o descalabro. A reviravolta, no Estádio 22 de Junho, não tardou e Além, aos 15´, Yuri, auto-golo, 48´, Jorginho, aos 51´e Paty, aos 71, apontaram para os polícias.

Na Huíla, o Desportivo local depois de estar em vantagem por dois golos permitiu que o FC Bravos do Maquis encurtasse o marcador e teve de suar para garantir a vitória, por 2-1. Paizinho, aos 51´ e Barry aos 73´ apontaram para os militares da Região Militar Sul, enquanto Emanuel, aos 82´, reduziu mesmo a jogar com uma unidade a menos, com a expulsão de Edmilson, no segundo tempo.

Na sexta-feira, no jogo de abertura da ronda, o Kabuscorp do Palanca e o 1º de Agosto empataram a dois golos. 

Hoje, no encerramento da jornada, o Wiliete de Benguela recebe a Académica do Lobito, às 16h00, no Estádio de Ombaka. Uma hora antes, o Sporting de Cabinda visita o São Salvador do Kongo, às 15h00, no Estádio Álvaro Buta.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto