Sociedade

Cirurgia gratuita cardiotorácica para crianças feita na Girassol

A Clínica Girassol oferece serviços de cirurgia cardiotorácica em crianças de forma gratuita, informou, em Luanda, a chefe do Departamento de Marketing e Comunicação, Andresa Prata.

13/07/2019  Última atualização 11H28
EdIções Novembro © Fotografia por: Fachada principal da Clínica Girassol, em Luanda

A responsável, que falava à Angop na 35.ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda), informou que a clínica opera, em média, três crianças por semana, num serviço clínico único no país.
Por ser a única unidade hospitalar a prestar este serviço, o Executivo rubricou um acordo, através da Junta Nacional de Saúde, que permite com que os pacientes sejam examinados nos hospitais públicos e se houver necessidade deste serviço são transferidos para a Girassol, desde 2014.
O referido acordo é extensivo à Cruz Vermelha de Portugal que contribui com a participação nos serviços cirúrgicos e na transferência de conhecimento para os técnicos angolanos.
Segundo Andresa Prata, este trabalho teve início em 2014 e até 2016 operava uma média de quatro crianças dia, processo que teve uma ligeira paragem em 2017, mas retomado com o balanço de quatro pacientes por semana.
A cirurgia cardiotorácica trata de casos semelhantes a do bebé que há cerca de duas semanas nasceu na província da Huíla com ectoplasma cardíaca (caixa torácica aberta e o coração exposto).
A Clínica Girassol ainda presta serviços únicos como cardiologia de intervenção (hemodinâmica), neonatologia (UTI Neonatal), Medicina Nuclear, Braquiterapia, Nefrologia (dialises peritonial).
Para a 35.ª edição da Filda, a Clínica Girassol lançou um novo serviço “Clube de Gestantes”, com uma inscrição que não vai exceder os 10 mil kwanzas. Visa a transmissão de conhecimentos sobre os cuidados a ter no processo de gestação e depois do bebé.