Economia

Hoje é dia da Alemanha

Depois de uma ausência de quatro anos, a Alemanha regressa à Feira Internacional de Luanda (Filda), com uma delegação integrada por 11 empresas, algumas das quais já fazem negócios no país, nos mais variados sectores.

13/07/2019  Última atualização 12H56
DR © Fotografia por: Imagem da cidade de Berlim, Alemanhã

Hoje, último dia da maior bolsa de negócios do país, o programa da manhã é inteiramente dedicado à Alemanha, distinção que a organização tem conferido aos dois países que trazem o maior número de expositores estrangeiros. Terça-feira foi dia de Portugal, presente no evento com uma delegação de 30 empresas. Uma fonte ligada à organização disse, ontem, ao Jornal de Angola que a distinção a Portugal também se deve à regularidade que participa na Feira Internacional de Luanda.
Para prestigiar a presença de expositores alemães, vai estar hoje na Filda o presidente da Câmara Superior da Alemanha, Daniel Gunther, que está em Angola à frente de uma delegação de empresas de Schleswig-Holstein, um dos 16 estados da Alemanha.
A delegação germánica está em Angola para fazer uma prospecção do mercado angolano e a sua presença reflecte o interesse de empresários alemães em investirem em Angola, depois de o Presidente João Lourenço ter visitado, há cerca de um ano, a Alemanha, onde declarou estar Angola aberta ao investimento estrangeiro.
As empresas alemãs presentes na Filda são a Andritz Hydro, fornecedora global de equipamentos electromecânicos para unidades hidroeléctricas, a Bosch, fornecedora de soluções nos campos da mobilidade, energia, bens de consumo e tecnologia predial e industrial, a Gauff Engineering, que executa projectos de infra-estruturas nas áreas de água, águas residuais, vias de comunicação e energia, a Inzag, focada em projectos de infra-estruturas, e a Kronnes, fornecedora de tecnologia e serviços para a indústria de bebidas e alimentos.
O Grupo Lufthansa, presente em Angola com duas companhias aéreas, a Lufthansa e a Brussels Airlines, a SHS, que desenvolve e realiza projectos para a indústria alimentar e cuidados de saúde, a Siemens, grupo líder de mercado em tecnologia com enfoque nas áreas de electricidade, automação e digitalização, a Tractebel, que oferece uma gama completa de serviços de engenharia e consultoria, a Voith, fornecedora de uma linha completa para equipar barragens hidroeléctricas, e a C. Woermann, fornecedora de equipamento técnico, peças sobressalentes, assistência técnica para a indústria, construção, energias, agricultura e silvicultura, estão também na edição deste ano da Filda.
De acordo com o programa, as actividades do dia da Alemanha começam às 11h30, uma hora e meia depois da abertura dos portões. Vai estar presente o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.
A 35ª edição da Filda termina à noite, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), onde é realizada, a partir das 20h00, a “Gala Leões de Ouro”, que premeia as empresas que mais se destacaram no evento.