Sociedade

Turistas saem do Moxico com boa impressão

O guia turístico Nicholas Schofield, de nacionalidade sul-africana, esperava ver a cidade do Luena com fortes dispositivos militar em tudo quanto é canto, em consequência da guerra que devastou fortemente a província do Moxico.

28/07/2019  Última atualização 12H25
Daniel Benjamim | Luena © Fotografia por: Governador Gonçalves Muanduma deu boas vindas aos turistas que, prontamente, agradeceram a hospitalidade

O cidadão sul-africano agradeceu o carinho da população do Luena e disse que muitos dos turistas saíram desta cidade com uma boa impressão, prometendo regressar com voos privados num outro momento.
Nicholas Schofield recomendou, caso se queira atrair mais turistas, que se reveja três aspectos, que considerou fundamentais: transporte, alojamento e alimentação.
Lembrou que Angola deve investir em mais hotéis, restaurantes e nas vias de comunicações para facilitar a vida dos turistas, tendo em conta o que mais interessa aos excursionistas são os locais de interesse histórico. Sublinhou que para se dirigir a estes locais é preciso que haja transportes e boas estradas.
“Estamos muito felizes por visitar Angola e, com certeza, sairemos daqui com imagem de que o vosso país tem condições para se investir, pois a paz se faz sentir”, precisou.
Antes de a caravana partir para o Lobito, os turistas visitaram o monumento da Paz e ficaram encantados com as peças artesanais, acabando mesmo por adquirir algumas como lembrança.
A visita dos turistas estendeu-se até à Igreja Católica, onde muitos destes aproveitaram para pedir a protecção de Deus durante a viagem. Também passaram pela sede do Governo da província.
O director Nacional de Qualificação de Infra-estruturas dos Produtos Turísticos do Ministério do Turismo de Angola, Afonso Vita, qualificou um ganho para o país a vinda dos excursionistas, pois, foi pela primeira vez que um comboio turístico vem ao nosso território.
“Angola acaba de dar um passo importante no seguimento em termos de turísticos e devemos todos manter o nível de organização, porque é o turismo que começa a dar os primeiros passos”, realçou.
Durante o percurso do Luau a cidade do Luena, os turistas ficaram impressionados com o Parque Nacional da Cameia, que é um verdadeiro santuário de várias espécies de animais, como veado, nunce, javali nguelengue, gazela, songue e antílopes.
Em declaração à imprensa, após a chegada da locomotiva à estação do Luena, onde foi recebida pelo governador Gonçalves Muandumba, o representante da empresa proprietária do comboio de Luxo, Rohaw Vos, disse ser importante que o Governo aposte na manutenção do Parque da Cameia, para atrair mais receitas com o turismo. “Os turistas quando se deslocam para África a primeira coisa que os atrai são os animais. Se houver um forte investimento na vertente do turismo de safari, logo cria-se os hotéis e, a partir destas reservas naturais, gera-se receitas”, persuadiu .
O representante considerou o turismo como uma das chaves do desenvolvimento de um país e lembrou que é importante que se aposte nas potenciais zonas turísticas, para permitir que haja desenvolvimento económico local.
Reconheceu que Angola tem muito a oferecer neste sector, caso se considere o turismo como uma das vias importantes para gerar receitas e emprego. No entanto, lamentou o facto de não poder ver a Palanca Negra gigante, uma espécie que cada integrante desta caravana gostaria de estar perto dela .
Rohaw Vos prometeu trazer a Angola outros comboios e disse ter ficado impressionado com a recepção calorosa a partir do Luau até ao Luena. “Um calor humano muito contagiante que nenhum dos turistas imaginava encontrar”.
O governador Gonçalves Manuel Muandumba mostrou-se satisfeito com a chegada dos turistas e informou que o Governo Provincial do Moxico deu início a reabilitação do Parque Nacional da Cameia e que, brevemente, vai se realizar um Workshop sobre a biodiversidade com a National Geografique.
Gonçalves Muandumba garantiu que no Moxico é esperado um grupo de cientistas sul-africanos que chegam ao país através do Projecto Ocavango- Zambeze. Lembrou que é preciso que se melhor as áreas do turismo safari e da biodiversidade.
O governador lamentou que a fauna, que constituía o parque, fosse quase aniquilada durante a guerra civil que assolou o país e, por consequência disso, motivou a caça furtiva e a destruição de suas infra-estruturas.
O Caminho-de-Ferro de Benguela atravessa o Parque da Cameia e o passageiro a bordo do comboio já pode observar a paisagem e os encantos que a fauna oferece
O local tem enormes recursos naturais, constituídos pelas reservas florestais e pela fauna que o tornam num dos pontos turísticos pouco comum em Angola.
No seu território pode-se localizar dois lagos de grande dimensão, como o Calundo, no município do Leúa, e Dilolo, no Luacano
O parque ostenta o título de segundo maior de Angola, depois da Quissama. Conta com uma extensão de 14.450 quilómetros quadrados.
O comboio de Luxo com 51 turistas a bordo, que passou pelo Luau e pela cidade do Luena, no Moxico, partiu às 11horas de ontem para o Lobito, província de Benguela, onde deverá chegar ainda hoje. Antes fez uma escala técnica no Huambo.