Cultura

Cancioneiro angolano é tema de espectáculo

Os temas do cancioneiro nacional, que durante anos marcaram gerações são, apresentados em concerto, hoje, a partir das 18h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, pelos cantores e compositores Melvi e Dala de Carvalho.

28/11/2019  Última atualização 16H54
Dr

No concerto, denominado “Olombombo”, os cantores vão interpretar um repertório diversificado, assente em temas próprios e outros da música tradicional, como “Cavulamine”, “Otembo yo Mwenhõ”, “Ondaka”, “Doce de Coco”, “Djedjedje”, “Canto da Alegria”, “Mwata Cilonda”, “Ângelo”, “Matamba Asaso” e “Cako Ceto”.
O objectivo da dupla é recuperar e trazer à apreciação do público alguns dos temas típicos da música de raiz angolana, como forma de incentivar este género musical e motivar os jovens a apostarem nestes estilos.
Cantora e compositora, Melvi começou a dar os passos no mundo da música, em 2008, quando participou no concurso Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, com “Doce de Coco”. Em 2013, apresentou o primeiro disco de originais a solo, “Triunfo”. Um ano depois, começou a estudar Música no Instituto Superior de Artes (ISART).
Actualmente, faz, também, parte da Companhia Nacional de Ópera (Cnopera), integra o grupo coral da Assembleia Nacional, além de participar, de forma activa, no desenvolvimento do projecto “Cako Ceto”, criado para incentivar a valorização de diversos estilos da música angolana. Licenciada em Música, na especialidade de Canto Lírico, é docente de canto no Complexo de Escolas de Artes (CEART).
O cantor, compositor e pesquisador cultural Dala de Carvalho começou a dar os primeiros passos na música, no kuduro, em 2006. Desde então, compôs várias canções. Em 2014, ingressou no Instituto Superior de Artes (ISART), onde iniciou estudos de Música Erudita.
A participar em diversos concertos pelo país, bem como a apoiar artistas que começaram a dar os primeiros passos na música, Dala de Carvalho é, ainda, o mentor do projecto “Cako Ceto”. É licenciado em Música, pelo ISART, na especialidade de Canto Lírico.