Política

Ex-ministros são homenageados

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social homenageou, ontem, em Luanda, os ex-ministros que passaram pela instituição, num acto de reconhecimento dos feitos realizados durante os respectivos mandatos.

21/12/2019  Última atualização 19H09
Edivaldo Cristóvão | Edições Novembro © Fotografia por: Jesus Maiato enalteceu o papel de António Pitra Neto

A homenagem aconteceu durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, realizada no Cinfotec Rangel, presidida pelo ministro Jesus Maiato, numa cerimónia que contou, ainda, com os ex-ministros, parceiros sociais e mais de 300 trabalhadores.

Jesus Maiato considerou que os antigos ministros merecem a homenagem, por terem contribuído para o desenvolvimento da instituição.
“Queremos enaltecer os ex-ministros, pelo empenho, dedicação, zelo e patriotismo. O principal activo do Ministério são as pessoas, por isso, apesar de já não estarmos todos os dias juntos, continuamos a pôr em prática os vossos ensinamentos, com a missão de dirigir bem o Ministério”, considerou.
Jesus Maiato pediu aos colaboradores que continuem a ser firmes e enfrentar os obstáculos para atingir a excelência, como o fizeram ex-funcionários da instituição, dando como exemplo o antigo ministro António Pitra Neto.
“Reconhecemos que o doutor Pitra Neto foi uma pessoa com grande visão estratégica, que, no seu tempo, apostou num grupo significativo de quadros, deu visibilidade ao Ministério, do ponto de vista técnico e da qualidade”, admitiu Jesus Maiato.
O ministro afirmou que, por esta razão, vários ex-funcionários desempenham funções de muita responsabilidade em diversos sectores no Governo e continuam a manter a cultura de respeito, disciplina e competência técnica.
O ex-ministro Pitra Neto viu na homenagem um gesto positivo, que demonstra o que a direcção do Ministério vem construído ao longo dos anos.
Pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social passaram cinco ministros, desde 1975: David Aires Machado, já falecido, nomeado em 1975, na altura como Ministro do Trabalho; Noé da Silva Saúde (1976-1980), Horário Pereira Braz da Silva (1980-1986), Diogo Jorge de Jesus (1986-1992) e António Pitra Neto (1992-2017).
Jesus Faria Maiato , o actual titular da pasta, foi nomeado pelo do Decreto Presidencial nº 243/17, de 9 de Outubro.