Economia

Ex-ministro lidera Banco de Fomento

30/01/2020  Última atualização 20H54
Paulo Mulaza | Edições Novembro © Fotografia por: Rui Mangueira preside o BFA

O Banco de Fomento Angola (BFA), com a participação accionista maioritária da Unitel permanece sob arresto judicial desde 30 de Dezembro, elegeu, quarta-feira, órgãos sociais nos quais desponta o antigo ministro da Justiça e Direitos Humanos Rui Mangueira.
A composição dos órgãos sociais foi publicada no site do BFA na Internet, ao que se seguiram informações dando conta da deliberação unânime da eleição da liderança do banco detido em 51,9 por cento pela Unitel e em 48,1 por cento pelo português BPI.
O mandato dos órgãos sociais é válido para o triénio 2020-2022, estando designados, além de Rui Mangueira, António Domingues e Osvaldo Salvador de Lemos Macaia como vice-presidentes.
Rui Mangueira é jurista e diplomata de carreira e exerceu o cargo de ministro da Justiça e Direitos Humanos no Governo liderado pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos, entre 2012 e 2017.
Foi nomeado embaixador no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em Março de 2018, pelo Presidente João Lourenço, cargo de tendo sido exonerado do cargo em Outubro de 2019.
O anterior presidente do Conselho de Administração do BFA, Mário Leite Silva, apresentou a sua renúncia ao cargo há uma semana, decisão que justificou por ter sido excluído da nova lista de administradores aprovada em Dezembro pela operadora de telecomunicações angolana Unitel.
A Comissão Executiva do BFA será presidida por António Manuel Silveira Catana e o Conselho Fiscal por Ari Nelson Brandão.
João Francisco Quipipa vai ser o presidente da Mesa da Assembleia Geral, que tem como vice-presidente Luís Graça Moura.