Política

Samakuva sugere concertação entre o MPLA e a UNITA

O ex-líder da UNITA, Isaías Samakuva, apelou aos presidentes deste partido e do MPLA a manterem diálogo e concertação para, a partir daí, poderem determinar o rumo do país.

31/10/2020  Última atualização 15H15
© Fotografia por: Contreiras Pipa
Samakuva lembrou que o MPLA e a UNITA são as duas forças mais representativas do país, razão pela qual, defendeu, precisam de conversar. "Têm de andar de mãos dadas para ultrapassar os problemas que o país enfrenta”, acrescentou o político, que deixou a liderança da UNITA, em Novembro do ano passado, depois de a liderar durante 16 anos.
Ao referir-se à tentativa de manifestação do último sábado, Isaías Samakuva considerou que, apesar de parecem ser pequenos, estes conflitos impedem o desenvolvimento de Angola. "É preciso que as pessoas se entendam e isto é mesmo da responsabilidade dos líderes dos partidos com maior representatividade no país”, insistiu o político, que, na segunda-feira, foi recebido pelo Presidente da República, com quem abordou aspectos que têm a ver com os acontecimentos do sábado passado.  

"Os nossos discursos, atitudes e posicionamentos têm de ser sempre no sentido de criar condições e disposição para que possamos estar próximos uns dos outros, de modo a abordar, com franqueza e honestidade, aquilo que nos vai na alma e propor soluções”, concluiu.