Sociedade

Director-geral do CISP anuncia balanço positivo

Justino Victorino | Huambo

Jornalista

O director-geral do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) fez, quinta-feira, no Huambo, uma avaliação positiva do trabalho feito pela instituição, em especial na prevenção dos índices de sinistralidade rodoviária e criminalidade.

20/04/2024  Última atualização 12H18
Trabalho dos técnicos tem reduzido a sinistralidade no Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando Edições Novembro | Huambo
Audácio Lutucuta adiantou ainda, na cerimónia de abertura do V Encontro Metodológico Nacional do Centro Integrado de Segurança Pública, realizado no Huambo que depois da implementação do órgão nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Huambo, pretende começar a segunda fase da expansão dos serviços em Cabinda.

Para o comissário, é igualmente fundamental reforçar o órgão com mais meios técnicos para garantir a monitorização e prevenção da criminalidade. "É necessário um maior investimento em termos de meios tecnológicos, carros de patrulha e agentes disponíveis nas unidades, para intervir, prontamente, nos locais onde estiverem a ocorrer crimes”, disse.

Intervenção

A nível do país, garantiu, o CISP tem trabalhado, sobretudo, na divulgação de denúncias, queixas das ocorrências de sinistralidade rodoviária e de crimes de natureza diversa. "Nos últimos anos, a segurança dos cidadãos melhorou, em parte pela redução no tempo de espera para intervenção dos agentes”, apontou.

Actualmente, continuou, em média diária, o CISP recebe mais de 100 chamadas telefónicas. "É preciso que os cidadãos façam o uso correcto dos canais de denúncias, uma vez que existem muitos falsos alarmes, que acabam por ocupar a linha”, criticou.

O CISP, referiu, recebeu, no primeiro trimestre deste ano, mais de 36 mil chamadas de emergências através do terminal telefónico 111.

O V Encontro Metodológico Nacional serviu para abordar a situação interna do órgão, bem como apresentar o balanço das actividades desenvolvidas no primeiro trimestre deste ano, com o intuito de traçar novas e melhores estratégias, para dar um serviço de qualidade aos cidadãos.

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