Economia

Dívida de 700 milhões gera enormes prejuízos

Matias da Costa| Chinguar

Jornalista

O fazendeiro Alfeu Vinevala, proprietário da fazenda agro-pecuária com o mesmo no-me, no município do Chinguar, província do Bié, decidiu, no presente ano agrícola, paralisar por tempo indeterminado a produção da batata-rena por causa de uma dívida contraída pelos clientes avaliada em mais de 700 milhões de kwanzas.

30/03/2021  Última atualização 11H34
Kwanzas © Fotografia por: DR
Alfeu Vinevala disse ao Jornal de Angola, ontem, no Chinguar, sentir-se triste pela decisão, pois considera a batata-rena a matriz de produção da fazenda.
Conforme esclareceu, as dívidas, maioritariamente, foram contraídas pelas grandes superfícies comerciais do mercado nacional e que por várias justificações não estão a conseguir liquidá-las, situação que está a provocar enormes constrangimentos ao produtor. Vinevala disse que as dívidas datam desde 2012, e sob  reiteradas promessas de pagamentos, mas até aqui não concretizadas.

Alfeu Vinevala deu início à produção da batata-rena há 19 anos, isso em 2002, na localidade do Chinguar, com apenas 600 quilos. Hoje, a fazenda atingiu uma cifra de produção anual de 12 mil toneladas. Com a paralisação da produção do referido tubérculo, considerado o maior produtor da região centro do país, o mercado local começa a inflacionar o preço de venda. Hoje, uma batata, nos mercados formais e informais, chega a ser comercializada por cem kwanzas.
Neste momento, o fazendeiro Alfeu Vinevala aposta tudo na produção em grande escala de cereais, casos do feijão, milho e trigo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia