Economia

Economistas elogiam gestão rigorosa implementada pelo Governo angolano

Adérito Veloso

Jornalista

O superávit nominal de 235 mil milhões de kwanzas registado ao final do ano financeiro de 2023, na Conta Geral do Estado, é considerado positivo pelos economistas Estanislau Domingo e Euriteca Nunes Rodrigues.

22/09/2024  Última atualização 10H13
Economista Estanislau Domingos fala das vantagens © Fotografia por: DR
Para o especialista em Direito Económico e Desenvolvimento, Estanislau Domingo, o resultado é um marco significativo para o país.

"Este resultado positivo é fruto de uma gestão fiscal rigorosa e das políticas económicas implementadas pelo Governo ao longo do ano. Com receitas totais de 20,33 triliões de kwanzas e despesas de 20,10 triliões de kwanzas, o equilíbrio entre receitas e despesas foi crucial para alcançar este superávit", destacou o mestre. No entanto, apesar deste sucesso, indica o economista, o grande desafio que se apresenta na definição da política económica futura é a gestão da dívida pública.

"A sustentabilidade fiscal a longo prazo dependerá da capacidade do Governo de gerir eficazmente a dívida, evitando que ela se torne um fardo insustentável para as finanças públicas", sublinha.

Além disso, aponta, "é imperativo que o Governo invista na capitalização para o aumento da produção interna. A diversificação da economia e o fortalecimento da produção local são essenciais para reduzir a dependência de importações e aumentar a resiliência económica do país".

"Em suma, enquanto celebramos este marco fiscal, é crucial manter o foco nos desafios futuros. A gestão prudente da dívida pública e o incentivo à produção interna serão fundamentais para garantir um crescimento económico sustentável e inclusivo nos próximos anos", finaliza.

Despesas menores

A economista e consultora Euriteca Nunes Rodrigues disse que o superávit é um resultado positivo e se verifica quando as despesas foram menores do que a receitas.

"O superávit nominal de 235,57 mil milhões de kwanzas registado na Conta Geral do Estado referente ao exercício de 2023, foi aprovado na Assembleia Nacional na 3.ª Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros esta quarta-feira, 18 de Setembro de 2024", avançou.

"Importa que entendamos que superávit quer dizer resultado positivo que tem lugar quando, no final de um período, se verifica que as despesas foram menores do que as receitas. Caso contrário regista-se défice", explicou.

A consultora Euriteca Nunes Rodrigues realça que o superavit de 2023 foi acompanhado por uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1% e uma taxa de inflação nacional de 20,01%.

"Assim, a Conta Geral do Estado é um instrumento fundamental para a nossa economia na medida em que visa espelhar o controlo da gestão pública com informações detalhadas sobre a execução orçamental de todos os órgãos do Estado", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia