Desporto

Edmilson apurado para os Jogos Olímpicos

Rosa Napoleão

Jornalista

O judoca da Selecção Nacional, Edmilson Pedro, da categoria dos - 66 kg, está apurado para os Jogos Olímpicos de Verão, Paris'2024, à luz da universalidade de jogos, após o término da fase de qualificação. O jovem angolano liderou o ranking nacional da Federação Internacional de Judo no 58.º lugar com 991 pontos.

26/06/2024  Última atualização 10H00
Melhor do ranking nacional está emocionado pela vaga © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

De 26 anos, o atleta do Interclube vai fazer a estreia nos Jogos Olímpicos de Verão, depois de acumular várias participações nos campeonatos africanos, nos quais obteve sempre bom desempenho competitivo. Na última prova continental, decorrida no Egipto, o angolano subiu ao pódio para receber a medalha de bronze. Antes, havia conquistado várias medalhas de ouro em diferentes torneios qualificativos. 

Em declarações ao Jornal de Angola, Bicho Papão, como também é conhecido nas lides desportivas, disse estar consciente da responsabilidade de levar o nome de Angola na maior competição desportiva do mundo.

"Vou concretizar o meu maior sonho e estou consciente de que todos os olhos vão estar em mim. Estou a trabalhar da melhor maneira possível para alcançar a melhor participação. Ganhei muita experiência durante o estágio feito no Brasil e aperfeiçoei o meu desempenho no Campeonato Africano disputado no Egipto", aferiu.

Para chegar às terras mais reluzentes da Europa, Edmilson Pedro destacou o trabalho árduo e autenticidade nas provas nacionais que deram acesso às convocatórias para a Selecção Nacional.

"Não foi fácil chegar até aqui. Lembro-me que tive de trabalhar muito para ter bons resultados nas provas nacionais e provinciais. A minha performance remeteu-me rapidamente à selecção nacional", conta.O judoca revela trabalhar com seriedade para amadurecer a paixão concebida desde criança e crescer nesta modalidade.

"Comecei a praticar o judo desde o berço. Foi uma modalidade incentivada pelos meus irmãos mais velhos e com eles ganhei a paixão por esta arte. Fazer carreira no judo é complicado, mas quando temos um objectivo, focamos bem lá para cima e é só trabalhar", disse.

Além do judo, Angola trabalha para estar presente com pelo menos 12 modalidades no evento de Paris. Neste momento, já estão apuradas o andebol, basquetebol, remo, vela, canoagem, atletismo, natação, ténis de mesa, taekwondo e lutas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto