Sociedade

Efectivos do SME capacitados em técnicas de análise de dados migratórios

JA Online

O director geral do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), João Dias, presidiu, resta terça-feira a cerimónia de abertura do seminário sobre técnicas modernas de colecta e análise de dados migratórios. 

02/07/2024  Última atualização 15H27
© Fotografia por: Direito Reservado
O seminário realizado em Luanda, resulta de uma parceria entre SME e o Gabinete de Estatística, com o apoio técnico da Organização Internacional das Migrações (OIM) que vai permitir todos os intervenientes aperfeiçoar a recolha de dados de migração utilizando técnicas modernas que serão ministradas neste certame durante quatro dias.
Na ocasião, o director geral do SME, referiu que a acção formativa visa reforçar a capacidade técnica dos oficiais que trabalham com a informação e estatística a nível da instituição e outros funcionários dos distintos sectores que concorrem para o desenvolvimento de políticas públicas no domínio migratório, a exemplo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Instituto Nacional da Criança, Ministérios do Planeamento, da Justiça e Direitos Humanos, entre outros. 
Por outro lado, o oficial comissário de Migração Principal, defende a necessidade de ser estudado o fenómeno migratório e que haja uma plataforma eficaz de colecta de dados, sob liderança do INE. 
Por sua vez, Alberto Muxa, chefe interino da OIM em Angola, referiu que a OIM criou um programa para a África Austral cujo objectivo visa encontrar soluções para a gestão eficaz das migrações e partilhar estratégias de colecta eficaz de dados migratórios utilizando ferramentas comprovadas. 
Entre os assuntos a serem abordados durante os quatro dias destaca-se a importância e utilização das estatísticas sobre migração internacional, fontes de dados de migração, estado actual da recolha de dados relacionados com a migração em Angola, entre outros, avançou o Ministério do Interior, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade