Mundo

Egipto estabiliza níveis do mercado nacional

A Câmara de Representantes do Congresso dos Estados Unidos da América aprovou um projecto de lei, no quadro da vigilância externa, para permitir o acompanhamento sobre cidadãos por parte de agências federais, como o FBI, sem grandes restrições.

16/04/2024  Última atualização 09H25
Autoridades egípcias promovem a recuperação da economia © Fotografia por: DR

A quantia, segundo a Efe, faz parte de um pacote maior no valor de 5 mil milhões de euros concedidos até 2027. O empréstimo destina-se a resolver a deterioração da situação fiscal e das necessidades financeiras do Cairo, nomeadamente após a eclosão da guerra em Gaza, os ataques houthis no Mar Vermelho e as repercussões do conflito na Ucrânia.

Como pré-condição, o Egipto deve continuar a dar "passos concretos e credíveis para respeitar os mecanismos democráticos eficazes (incluindo um sistema parlamentar multipartidário) e o Estado de Direito e garantir o respeito pelos direitos humanos", acrescenta a declaração.

O Egipto concordou, no mês passado, em implementar um programa de apoio alargado de 8 mil milhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional e um acordo de 8 mil milhões com a União Europeia.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo