Política

Embaixada em Marrocos promove reflexão sobre a língua portuguesa

Uma conferência sob o lema "Palavras e memória: o património do árabe em Portugal e na língua portuguesa", realizada pela Embaixada de Angola em Marrocos, marcou, em Rabat, as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

12/05/2024  Última atualização 07H23
Diplomata angolano no Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão © Fotografia por: DR

Segundo uma fonte oficial citada pela Angop, a conferência teve lugar no espaço de arte contemporânea "Villa des Arts”, na capital marroquina e teve como prelector o Professor António Lázaro, da Universidade do Minho (Portugal).

O evento serviu para fazer uma reflexão sobre a importância da língua portuguesa, do seu impacto além-fronteiras e enriquecimento através das diferentes culturas dos países falantes e outros com quem se cruzou ao longo da história.

 Tratando-se de uma língua falada de forma oficial em nove países e secundária em outros, nas últimas décadas, o português tem atraído um número significativo de pessoas interessadas em aprendê-lo, devido à sua diversidade e riqueza linguística.

 Na sua intervenção, o Professor catedrático António Lázaro fez referência ao alcance e expansão da língua portuguesa, falada por mais de 260 milhões de pessoas, sendo actualmente a 5ª língua mais falada no mundo.

O prelector abordou igualmente o legado deixado pelos portugueses no Norte de África, bem como a influência dos povos árabes no território português, que levou a mudanças constantes na língua portuguesa.

Enfatizou as palavras como algodão, alfazema, azul, álgebra, alfaiate, alambique, azeitona, e damasco, empréstimos de origem árabe que foram integrados no vocabulário português e baseados principalmente na religião, actividades culturais, comerciais, administrativas e militares.

Estiveram presentes, além do embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados naquele país, académicos, entre outros convidados.

 Em 17 Outubro de 2019, o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas aprovou a decisão de celebrar o 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política