O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, defendeu, ontem, no Cuito, província do Bié, a necessidade de se apostar, cada vez mais, na transformação dos recursos minerais existentes no país, através da construção de mais fábricas de transformação.
A SNL Distribuição e Comercialização tem como destaque na 13.ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) 2024, a sua gama de Lubrificantes NGOL, para os segmentos Automobilístico, Indústria e Marinha.
Os serviços que integram a rede de hotelaria e turismo da região Sul (Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango) devem reforçar as campanhas de marketing e criar pacotes específicos para as várias plataformas de Internet, com vista a serem mais conhecidos e procurados.
A representante da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA), Yola Faceira, que avançou os dados, realçou que o turismo é um dos impulsionadores do desenvolvimento de um país, principalmente quando se fala da diversificação da economia.
"O turismo pode ser um dos impulsionadores por estar agregado a vários sectores e impulsionar as economias para a auto-suficiência, onde Angola é um país completo em termos de factores necessários para o turismo, com praias cativantes, deserto, rios, reservas de animais, aeroportos e outros”, disse.
Desde a costa à mata cerrada no interior do país, acrescentou, há evidências para o desenvolvimento do turismo. O que falta apenas é criar políticas de marketing para projectar a marca Angola como grande destino turístico.
Yola Faceira disse que o sector do Turismo está no bom caminho por causa dos actuais incentivos, formação de quadros da área, construção e reabilitação das vias de acesso, aeroportos e, actualmente, a abertura de fazendas agrícolas ao turismo de campismo.
Para ela, só com um aproveitamento planificado das redes sociais, sobretudo os mais sérios, será possível vender a imagem da província da Huíla, com destaque às maravilhas da cidade do Lubango, que está impecável e cativante, e um verde que está em quase todo o lado.
As dezenas de pontos turísticos naturais e artificiais existentes próximo das sedes das quatro províncias representam uma oportunidade para promover em grande escala e cativar mais turistas, por permitirem que "numa só sentada” o visitante possa conhecer os vários pontos.
O monumento Cristo Rei, complexo da Sé Catedral, Tundavala, Cascata da Huíla, da Hungueria, Serra da Leba, Grutas da Ondimba, barragens das Neves, das Ngangelas, Pululukwa, Liopa, entre outros tantos são sempre motivos de atracção e de deixar saudades.
"As cidades do Lubango e Namibe são espaços em si atraentes para qualquer um e sem receios de se fartar pela razão da diversidade ambiental, famílias nativas, tradições e costumes apresentarem sempre uma novidade a cada dia”, descreveu, para apelar aos fotógrafos locais e não só a serem mais criativos e postar todos os dias uma nova imagem nas redes sociais.
Desempenho das agências
As agências de viagem, como a Huambo Express, Macon, Viagens Vila, Catarina Transportes, entre outras que actuam na cidade do Lubango, viram aumentar a facturação com a transportação de 1.753 passageiros diariamente do Cunene, Namibe, Huambo, Benguela, Cuando Cubango e vice-versa.
"Em todos os feriados prolongados, o número aumenta consideravelmente, facto que satisfaz as transportadoras pela razão de permitir a captação de mais recursos e dar a conhecer os serviços que a província da Huíla dispõe”, disse.
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