Sociedade

Enaltecido papel da comunicação social na luta contra a pandemia

Victor Mayala | Soyo

Jornalista

O assessor da Direcção Nacional de Saúde Pública, Kumayingi Vanza, enalteceu, ontem, no município do Soyo, província do Zaire, o papel dos órgãos de comunicação social na luta contra a Covid-19 no país.

17/04/2021  Última atualização 07H00
© Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Kumayingi Vanza, que falava aos jornalistas, minutos depois da abertura da campanha de vacinação na vila petrolífera do Soyo, referiu que os órgãos de comunicação social são "parceiros estratégicos” do Ministério da Saúde na luta contra a pandemia, sendo, por isso, fundamental que continuem a difundir informações sobre a importância da vacinação, como uma das medidas para o corte da cadeia de transmissão.
"Os órgãos de comunicação social como parceiros estratégicos do Ministério da Saúde, devem continuar a divulgar informações sobre a importância da vacinação”, disse Kumayingi Vanza.
O responsável notou, por outro lado, haver uma entrega total das autoridades locais na criação das condições técnicas e logísticas para que a campanha possa decorrer sem constrangimentos.
O Jornal de Angola observou que o arranque da campanha foi marcado pela fraca afluência de pessoas ao local de vacinação, tendo sido o administrador municipal do Soyo, José Mendes Belo, o primeiro a ser imunizado, seguido dos profissionais da Saúde.
Um técnico de Saúde em serviço no local disse à nossa reportagem que a incredulidade, que ainda paira no seio das populações na região, em relação a existência da doença, pode estar na base da fraca adesão.
"Há pessoas que, infelizmente, ainda não acreditam que a doença existe. Mas acreditamos que nos próximos dias as pessoas ganhem consciência do perigo que estão a correr, ao duvidar da doença”, disse.
O administrador municipal do Soyo mostrou-se satisfeito pelo facto de ter sido imunizado e encorajou os munícipes a seguir o exemplo, assegurando que a vacina AstraZeneca é segura, uma vez que, depois de ter ficado 15 minutos na área de observação, não sentiu qualquer reacção adversa.
"AstraZeneca é uma das vacinas adquiridas pelo Executivo angolano para imunizar os cidadãos contra a Covid-19. Ela é segura, pelo que as pessoas devem comparecer neste local, para serem vacinadas”, referiu José Mendes Belo, tendo lembrado aos incrédulos que a doença existe e é bastante perigosa.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade